domingo, 26 de fevereiro de 2017

Caetano, Pelourinho, Bahia e "Fora, Temer"


Deve ter sido inesquecível a noite com Caetano no Pelourinho. Se você conhece o Pelourinho, deve imaginar.


Só acho que a mídia de esquerda deve se preocupar em ser fiel ao que acontece, porque falsear as informações não é legal. Nós, do lado de cá, não estamos a reclamar o tempo todo que a mídia golpista faz isso? Caetano não gritou "Fora, Temer" no Pelourinho (se alguém puder me desmentir, por favor desminta).

Dito isso, parto para a questão: Caetano deveria ter gritado "Fora, Temer", reverberando o coro da massa no Pelourinho? Ou a presença desse senhor de 74 anos cantando Alegria, Alegria basta, como um catalisador, um agregador de forças (eu diria espirituais) de um Brasil ainda possível? Caetano não pronunciou a frase "Fora, Temer". Mas Caetano não estava lá para isso. Ele estava lá para agregar, para que o povo gritasse no carnaval da Bahia.

Como eu adoro a Bahia, Salvador, os baianos e Caetano com sua canção e poesia, acho que basta a presença de Caetano no Pelourinho. Que imagem bonita! "Quem lê tanta notícia?" Ali e dali emana uma energia emblemática, simbólica, poderosa, que se fixa na mente da História.


Foto: Eduardo Maretti/2007

Essa energia se espraia. Ela sai do Pelourinho e dali se espraia pelo país, como uma fagulha de eletricidade. Como na Tropicália. "A História é um carro alegre, cheio de um povo contente."


2 comentários:

Paulo M disse...

A letra dessa música é maravilhosa. O Caetano não precisa se pronunciar politicamente, ele já fala sobre política em outra língua, é assim desde a Tropicália. "O Sol se reparte em crimes, espaçonaves, guerrilhas" é belíssimo. Mas não são raros os versos do Caetano em que ele expressa coisas tão óbvias que por serem tão óbvias só os grandes poetas enxergam: "O Sol é tão bonito..." O Sol é tão bonito! "Alegria, alegria" é eterna.

Eduardo Maretti disse...

Paulo, eu só posso comentar o teu comentário copiando e colando. Sendo econômico, só copio o fim: "O Sol é tão bonito..." O Sol é tão bonito! Alegria, alegria é eterna".

É isso.

Valeu.