sábado, 6 de fevereiro de 2016

O carnaval dos chatos – crônica para o Rei Momo



Imagem mostra arco-íris na zona nordeste
da cidade de São Paulo (Foto: Carmem Machado)


Várias e queridas pessoas do meu convívio adoram carnaval. Eu também adoro carnaval, mas por motivos diferentes.

Nesses quatro dias de liberdade, a cidade de São Paulo fica convidativa. Sem trânsito, pois milhões de pessoas estão ausentes, já que preferem a estrada, onde reencontram a neurose dos congestionamentos-monstro. Eu prefiro descansar.

Ou tomar uma cerveja no sossego da minha sala, ou na companhia de amigos agradáveis num barzinho agradável, pra colocar assuntos em dia, jogar conversa fora, contar causos.

Ou ver filmes. Sou dos que ainda alugam filmes, já que aqui no Butantã tem uma locadora, a SQP*, razoável, embora tenha perdido parte do acervo anos atrás num assalto. 

Mas também pode ser que chova o tempo todo. E que me desculpem os amigos que adoram carnaval no sentido ortodoxo (até porque a culpa não é minha, e sim da natureza), mas um carnavalzinho com chuva, como a que cai exatamente agora, à meia-noite em ponto no relógio do computador, na barra inferior à direita (agora já marca 00:01), é delicioso!

Cai uma chuva bela e torrencial (que está fazendo falta a São Paulo), e imagino que, se essa chuva estiver caindo no Sambódromo paulistano agora, os desfiles das escolas de samba (que têm de começar o carnaval exatamente quando a chuva começou no Butantã) não vão ser muito animados. A chuva tem o poder de estragar um desfile, seja de uma escola de samba, seja de um bloco rico, seja de um humilde bloco.

Eu sou do bloco mais humilde de todos, o Bloco dos Chatos, que comemora o carnaval sem carnaval. Viva o carnaval! 

Amanhã cedo vou tomar um café-com-leite e pão com manteiga sem nenhuma pressa.

*PS (no carnaval seguinte, de 2015): O que falei acima sobre a locadora SQP, no Butantã, não é mais verdade. Infelizmente, acuadas pelos novos tempos, a Regina e a Cida estão vendendo os DVDs e vão fechar a locadora. Tempos românticos, quando se alugavam filmes nas locadoras, que vão embora.

Publicado originalmente em 01/03/14 à 01:16



5 comentários:

Anselmo disse...

Rapaz! O bloco do carnaval sem carnaval traz um risco. O de alguém vir trazer a ideia de que feriado é contraproducente e por aí vai.
Tudo bem, enquanto for minoritário, esse bloco representa nenhum risco.
Bom carnaval.

marco antonio ferreira disse...

Alô Ancelmo, a minha alegria atravessou o ..... ó abre alas que eu quero passar...., mulata bossa nova caiu no rali gali...., mamamamãe eu quero , mamãe eu quero mamar...., não posso ficar mais nenhum minuto com você... se a canoa não virar...., ó alaô ô ô ô ôôômas que calor ô ô ô alá meu bom alá..., É dom Quixote ô é zé pereira é charles chaplin no embalo da mangueira...., pra tudo se acabar na quarta-feira...., olha a marcação, tum dum tundum, tundum, tactataquetaque são os tamborins, ixiiiii o solo da cuìca uúhúhuhú, é ruim, eu heim rosa, se manca sai dessa banca de escrupulosa, euheimmm

Paulo M disse...

Compartilho a opinião do blogueiro. O feriado é impagável; a festa é chatinha. Tô fora.

Alexandre Maretti disse...

Muito bonita essa foto....pra ver que a natureza já tem suas cores.

Eduardo Maretti disse...

Cores sobrenaturais