quarta-feira, 3 de julho de 2013

"Estão todos loucos", diz Cristina Kirchner sobre atentado a avião de Evo Morales




"Definitivamente estão todos loucos. Chefe de Estado e seu avião têm imunidade total. Não pode ser esse grau de impunidade", disse a presidente argentina, Cristina Kirchner, diante do atentado (pois como denominar de outra maneira?) sofrido pelo presidente boliviano Evo Morales.

Até o momento em que posto aqui, a presidente brasileira, Dilma Rousseff, ainda não se havia se pronunciado sobre o caso, ao contrário de Equador, Uruguai e Venezuela. “Esperamos a solidariedade do governo brasileiro. Esperamos um pronunciamento da presidenta Dilma Rousseff a exemplo de outros presidentes da região que se manifestaram em apoio ao presidente Morales”, disse o embaixador da Bolívia no Brasil, Jerjes Justiniano Talavera, à Agência Brasil agora há pouco*.

Evo voltava de Moscou, na Rússia, ontem, quando a tripulação de seu avião foi informada de que não poderia ingressar nos espaços aéreos de Itália, Portugal, Espanha e França, que alegaram motivos técnicos para barrar a passagem do voo do presidente da Bolívia.

O motivo real seria a suspeita de que o avião presidencial transportasse o ex-técnico da CIA Edward Snowden, procurado pelas autoridades dos Estados Unidos.

O voo de Morales foi obrigado a mudar sua trajetória e pousar em Viena, na Áustria. Evo Morales disse nesta quarta-feira, segundo o site Opera Mundi, que a proibição de voo em terras europeias reflete uma "política imperial que busca amedrontar e ameaçar a todos os países e governos que pensam diferente e não se rendem a interesses hegemônicos".

Ainda em Viena, pouco antes de embarcar rumo a La Paz, Morales ressaltou que "não nos deixaremos ser intimidados, esse é o tempo dos povos".

*PS [Atualizado às 23:46] – Este post foi postado às 12:36 de quarta-feira (3). Às 16:15, o Blog do Planalto divulgou nota oficial do governo brasileiro, assinado pela presidente da República. A nota me pareceu contundente, embora atrasada. Mas também pode ser que Dilma (e não estou sendo irônico) não tenha tido tempo de se manifestar antes, pois quem acompanhou o noticiário hoje viu que a presidente brasileira tinha muita coisa a fazer e não podia se pronunciar sobre assunto tão sério sem estar devidamente informada.

Abaixo, a nota na íntegra (e só agora por falta de tempo):

O governo brasileiro expressa sua indignação e repúdio ao constrangimento imposto ao presidente Evo Morales por alguns países europeus, que impediram o sobrevoo do avião presidencial boliviano por seu espaço aéreo, depois de haver autorizado seu trânsito.

O noticiado pretexto dessa atitude inaceitável – a suposta presença de Edward Snowden no avião do Presidente –, além de fantasiosa, é grave desrespeito ao Direito e às práticas internacionais e às normas civilizadas de convivência entre as nações. Acarretou, o que é mais grave, risco de vida para o dirigente boliviano e seus colaboradores.

Causa surpresa e espanto que a postura de certos governos europeus tenha sido adotada ao mesmo momento em que alguns desses mesmos governos denunciavam a espionagem de seus funcionários por parte dos Estados Unidos, chegando a afirmar que essas ações comprometiam um futuro acordo comercial entre este país e a União Europeia.

O constrangimento ao presidente Morales atinge não só à Bolívia, mas a toda América Latina. Compromete o diálogo entre os dois continentes e possíveis negociações entre eles. Exige pronta explicação e correspondentes escusas por parte dos países envolvidos nesta provocação.

O governo brasileiro expressa sua mais ampla solidariedade ao presidente Evo Morales e encaminhará iniciativas em todas instâncias multilaterais, especialmente em nosso continente, para que situações como essa nunca mais se repitam.

Dilma Rousseff
Presidenta da República Federativa do Brasil

Um comentário:

Paulo M disse...

Dilma agora finalmente se pronunciou repudiando o fato.

Bem, os Estados Unidos querem prender Snowdem por espionagem. Então, alguém chame a polícia para prender os EUA, se entendo bem rs. Edward disse que, mesmo que isso custe sua vida, vai "dedurar" ao mundo os segredos dos espiões da CIA. Tornou-se uma célula viva, e, possivelmente, uma carta na manga para rivais como a China e a Rússia, que podem até "guardá-lo" para chantagear intenções americanas no Oriente Médio. Alguém seria ingênuo a ponto de acreditar que Snowden ia aparecer assim, facinho, no avião do Evo Morales vindo de Moscou? É muito mais provável que o voo do líder boliviano tenha servido de "escolta" para distrair e que, a essas alturas, Snowden esteja pousando em La Paz em outra aeronave, afinal a Rússia, por motivos diplomáticos, não pretende explicitar sua rixa com o Ocidente.
Por outro lado, é a chance de os países latino-americanos aproximarem seus laços de irmãos informal e espontaneamente.