quarta-feira, 28 de março de 2012

Roma está no MASP


Relevo com gladiadores - fim de I a.C.

Você ainda tem 26 dias, até 22 de abril, para ver a espetacular exposição Roma - A Vida e os Imperadores, que está no Museu de Arte de São Paulo (MASP) desde janeiro e é a abertura da programação do MASP para o "Momento Itália Brasil 2011-2012". Poucas vezes se viu ou verá uma reunião de peças tão valiosas a mostrar a arte, a cultura e a história romanas, da qual a civilização ocidental é irrevogavelmente debitária.

Estátua do deus Júpiter
Segundo os organizadores da mostra,”o desafio é recontar a trajetória do povo e dos imperadores romanos no período tardio da República e primeiros séculos do Império Romano por meio da arte, da arquitetura triunfal, das cerimônias de poder, da vida cotidiana, das célebres conquistas e da opulência do Império”.

O acervo sai da Itália pela primeira vez e você tem a oportunidade de ver reunidas peças do Museu Arqueológico Nacional de Florença, do Museu Nacional Romano, do Museu Nacional de Nápoles, do Antiquário de Pompeia, do Museu Arqueológico de Fiesole e da Galeria Uffizi.

A exposição é formada por quatro núcleos:

1. Entre César e Augusto: o nascimento do Império. A dinastia, a vida e o legado de Júlio César (séculos I a.C. a III d.C).

2. Nero. O luxo e a opulência que marcaram o legado do imperador Nero, que se tornou soberano aos 17 anos.

3. O apogeu do Império. Destacando os jogos do Circo e do Coliseu, em que a força e o poder se manifestam nas lutas de gladiadores.

Estátua da deusa Ísis
4. Um Império multicultural. Mostra as origens dos costumes romanos. O sincretismo formador da cultura de Roma, do qual uma magnífica estátua da deusa egípcia Ísis em mármore preto e mármore branco é um emblema fabuloso.

É emocionante estar diante da riqueza representada pela exposição. Se você gosta de cultura, arte e história, e mesmo assim perder a oportunidade de ver a mostra Roma - A Vida e os Imperadores no MASP, tenha certeza de que estará cometendo um pecado do qual talvez jamais se perdoe.

Para mais informações, acesse este link do Museu de Arte de São Paulo.

Serviço
MASP
Avenida Paulista, 1578 - São Paulo - SP
Telefone (55 - 11) 3251-5644
Próximo à estação do metrô Trianon-MASP

Um comentário:

Mayra disse...

Nossa! Tô tão por fora do mundo que nem sabia dessa baita exposição legal. Eu vou!