sexta-feira, 20 de maio de 2011

Definidas as semifinais da Libertadores: Santos pega o Cerro e Vélez encara Peñarol

Cerro Porteño x Santos
Vélez Sarsfield x Peñarol


Essas são as duas partidas das semifinais da Libertadores da América 2011. Os jogos serão nas próximas duas quartas-feiras, 25 de maio e 1° de junho.

O Santos faz o jogo de ida na Vila Belmiro e decide a vaga à final em Assunção. Na fase de grupos, o Peixe se classificou às oitavas batendo justamente o Cerro, no Paraguai, por 2 a 1, no primeiro jogo sob o comando de Muricy Ramalho na Libertadores, dia 15 de abril (relembre aqui). Apesar da derrota em casa, o Cerro ficou em primeiro no grupo, deixando o alvinegro praiano em segundo.

Na fase de grupos, Santos 1 x 1 Cerro, na Vila
 Antes, na Vila Belmiro, havia sido 1 a 1, quando os paraguaios empataram com aquele pênalti de Edu Dracena no apagar das luzes (aqui) e a vaga ficou muito ameaçada. O treinador ainda era Marcelo Martelotte.

Nas quartas-de-final, o Cerro eliminou o Jaguares (1 x 1 no México e 1 a 0 em Assunção)*

Na outra semifinal, o Peñarol recebe o Vélez em Montevidéu e a decisão é em Buenos Aires.

Os quatro semifinalistas ganharam ao todo oito títulos, com a liderança absoluta do Peñarol. A proeza do Vélez foi ter conquistado o campeonato batendo o São Paulo no Morumbi, evitando o tricampeonato tricolor, que havia sido bi em 1992 e 1993.

Títulos de Libertadores dos semifinalistas em 2011:

Peñarol: cinco (1960, 1961, 1966, 1982 e 1987)
Santos: dois (1962, 1963)
Vélez: um (1994)
Cerro: nenhum

Embora em Libertadores sempre tudo possa acontecer, acho o Santos favorito contra o Cerro, que nunca chegou a uma final. Já entre Vélez e Peñarol, é mais imprevisível. A boa notícia é que, pelo que pude apurar, se estiver errado me corrijam, se for à final o Santos faz a segunda partida, contra Vélez ou Peñarol, em casa.

Atualizado às 13:12

Um comentário:

Felipe Cabañas da Silva disse...

Pra mim o Santos é favorito. Mas essa libertadores está bem esquisita. Todos os quatro times semi-finalistas fizeram um torneio com altos e baixos. O Santos pelos motivos que sabemos. Quanto ao Velez e ao Peñarol, não sei, mas o peñarol tomou de 5 da LDU na primeira fase e o Velez perdeu do pequeno Union Española. Mas são times encardidos, tradicionais, que têm história e camisa. O Uruguai não ganha uma libertadores há 23 anos. A ansiedade em Montevidéu deve estar grande. E o Velez veio crescendo nos últimos jogos.


O Santos decide em casa a final. Mas não vai ter vida fácil. Desfecho meio imprevisível.