quinta-feira, 7 de julho de 2016

Por que torço para Portugal de Cristiano Ronaldo contra a França

Eurocopa


Reprodução/Youtube
Craque português cumprimenta craque de País de Gales

Não pude ver os jogos das semifinais da Eurocopa. Como a Itália (meu time na Europa, para horror de alguns amigos) foi eliminada pela Alemanha no domingo, nos pênaltis, e esta caiu hoje inapelavelmente batida por 2 a 0 pela anfitriã França, em Marselha, torcerei para os patrícios na final entre franceses e Portugal. Aliás, torceria mesmo se a final fosse Portugal x Alemanha.

Sim, o time português é limitado. Joga, muitas vezes, contra times poderosos, por “uma bola”. Joga feio. Costuma apostar nos pênaltis para se classificar, embora tenha batido País de Gales por 2 a 0 para ir à final.

Mas, mesmo assim, torço para os patrícios contra os franceses porque, primeiro, sempre torço contra a França; segundo, quase sempre torço para Portugal, talvez por algo atávico e cultural, afinal, quem não gosta de uma padaria de português e de uma bacalhoada da hora?; e, terceiro, sou fã do “arrogante”, “nojentinho” e “insuportável” Cristiano Ronaldo. Como joga bola, o gajo, para mim o melhor jogador do mundo, apesar de a mídia preferir Lionel Messi, tanto que o argentino-catalão foi eleito quatro vezes o melhor do mundo pelo FIFA Ballon d'Or nos últimos anos (2010, 2011, 2012 e 2015), enquanto o português ganhou apenas duas (2013 e 2014).

Mas, para mim, lances como esse, abaixo, o primeiro de Portugal contra País de Gales, mostram por que o português está, literalmente, num patamar superior. O que não acontece por acaso. Segundo se sabe, o jogador não confia apenas em seu enorme talento, mas treina como um “doente” e não se cansa de buscar a perfeição, segundo seu ex-companheiro de seleção portuguesa Deco.

CR7, como é chamado no atual mundo de siglas, nunca foi campeão com a seleção de seu país. Mas, ao contrário de Messi, que joga na atual vice-campeã mundial Argentina, uma das melhores seleções nacionais do mundo (onde também nunca ganhou nada), Ronaldo leva sua seleção praticamente sozinho. É o maior artilheiro da história de Portugal, com 61 gols (20 a mais que o mito Eusébio). Na Espanha, jogando no Real Madrid, detém o recorde de marcar pelo menos 30 gols em cinco temporadas seguidas, 17 gols pela Liga dos Campeões em 2014 (marca inédita até então), maior artilheiro da história da Liga dos Campeões (com 93 gols), eleito três vezes melhor jogador do mundo (2008, 2013 e 2014), entre outras marcas.

E tem ainda posições surpreendentes. Em 2013, ao receber a Bola de Ouro, emocionado, citou duas personalidades que considera importantes para si mesmo. “Queria também mencionar os nomes de Eusébio e Madiba (Nelson Mandela), pessoas muito importantes para mim. É um momento muito emocionante. Tudo o que eu posso dizer é obrigado”, declarou, entre lágrimas.


Com Nelson Mandela, em 2010

Em 2010, durante a Copa do Mundo da África do Sul, o craque português encontrou-se com Mandela em Joanesburgo, enquanto seus companheiros de seleção visitavam o zoológico da cidade.

Sobre o espetacular gol contra País de Gales abaixo, o tabloide Daily Mail calculou que o atleta subiu 76,2 centímetros do solo e, considerando que tem 1,85 m de altura, cabeceou a bola a 2,61 m, 17 centímetros acima da altura do travessão. Parou 7 décimos de segundo no ar e a bola saiu de sua cabeça a 71,3 km/h. É incrível.

Nada é por a caso. Por isso, não é por acaso que torço para Portugal de Cristiano Ronaldo contra a França, um país, aliás, que sempre foi racista, mas só ganhou sua primeira Copa do Mundo, em 1998, quando resolveu incorporar os negros a sua seleção. 

Mas a França é mais time, joga em casa e é franca favorita.

Vejam o gol:

3 comentários:

Paulo M disse...

Tem a ver mesmo o texto do blog, essa coisa do português da padaria, da visita do Ronaldo ao Mandela pode ser um peso na balança. Torci muito para os portugueses quando jogaram com a Grécia (e perderam) em 2004. Agora é outro tema. Eu esperava uma final menos insossa, com a presença de uma Itália ou Alemanha. Entendo que os franceses são uma eterna segunda força no futebol, embora sejamos seus fregueses. Que ganhe Portugal, sem depender de mim.

Alexandre Maretti disse...

Desculpa,. , mas um dos times mais leves e mais interessante que vi jogar nessa Euro foi o da França ( França 5x2 Islandia e 2 x 0 em cima da forte Alemanha ).Não estou torcendo pra ninguém, sinceramente. A única seleção que torci de fato, foi pra Itália, contra a Alemanha. Acho o time francês mais forte que Portugal. Griezmann, Pogba, Payet, Giroud x C. Ronaldo, André Sanches, Éder...

Quanto à cultura, logicamente não posso negar a padaria do seu Manuel, claro, o pãozinho mais gostoso do país, uma bela bacalhoada, ou uma Pizza portuguesa, ma che siamo tutti amici...jogaço Portugal x França.

Edu Maretti disse...

Como o Paulo, "eu esperava uma final menos insossa". Também concordo com Paulo quando diz "que os franceses são uma eterna segunda força no futebol". Como eu disse, só ganharam sua primeira Copa do Mundo em 1998, quando resolveram incorporar os negros a sua seleção. São racistas e arrogantes. Até 1998, era uma seleção de brancos. Aliás, o maior jogador da história da França, Zinedine Zidane (um dos maiores que vi jogar), só nasceu na França, porque é descendente de argelinos e seu nome é árabe. Escreve-se assim: زين الدين زيدان

E, Alexandre, é claro que a França é muito mais time que Portugal. Acho até que eles estão montando um time que vai dar muito trabalho na Rússia em 2018. É um time jovem, técnico e habilidoso. Como eu disse no post, a França é mais time, joga em casa e é franca favorita.

Mas sempre vou torcer contra eles. Sempre.
abraços