sexta-feira, 22 de maio de 2015

Pensamento para sexta-feira [59] – Einstein



Wikimedia Commons


"Dois gêmeos idênticos marcam encontro em uma base de lançamento de foguetes. Um fica no solo, o outro inicia uma longa viagem em uma cápsula espacial. Atinge velocidades próximas à da luz, dá a volta em Sírius e volta à Terra. Segundo os relógios da base, passaram-se 100 anos. (Na volta) Os seus tataranetos fazem-lhe uma grande ovação. Ele pouco mudou. Em seu relógio de bordo passaram-se 3 meses."

(...)

"Nas vizinhanças do sol, os trilhos curvos do espaço alteram o curso dos raios luminosos. É por isso que nos eclipses se podem ver as estrelas que o disco solar normalmente deveria ocultar. Mesmo desviada pela massa do sol, sua luz chega até nós. Este fato, previsto por Einstein, foi verificado quando do eclipse de 1919 (...) 'Não compreendo, como é ´possível?', dirá o homem de bom senso. A resposta é que nada há para ‘compreender’. Negar o que se vê porque o que se vê não está de acordo com o que se pensa é bancar o avestruz."

"O tempo absoluto dissipou-se sob o olhar inquisidor de Einstein."


(Trechos do livro Um Pouco mais de Azul, de Hubert Reeves – editora Martins Fontes)

3 comentários:

Alexandre disse...

'Tempo e espaço navegando em todos os sentidos'....não há explicação para as causas da existência do cosmos, mas conforta-nos saber que a combinação dos elementos é um fator comum. A tabela periódica dos elementos químicos é intrigante, porque é uma certeza. Até agora, pelo menos nas minhas parcas pesquisas, de um mero curioso e ignaro cidadão, é que ninguém ainda conseguiu ir alem de Einstein. Ninguém conseguiu provar nenhuma contradição em suas teorias. Parece-me, só uma impressão minha, que somente Einstein poderia prosseguir seus cálculos, que os estudos se baseiam em seus cálculos para outras teorias menos exatas. No entanto, o alcance das lentes estão indo bem mais longe. E assim caminhamos, humanos, plantas e animais, e quem sabe, outros seres.

Alexandre disse...

Obs: E assim caminhamos, quer dizer, e assim vivemos, porque plantas não caminham, óbvio...

Eduardo Maretti disse...

Acho que a teoria da relatividade nunca vai ser desmentida, mas com certeza vai-se conseguir ir além dela. Outro dia ouvi um cientista dizer: "a ciência é o limiar entre o conhecimento e a ignorância". Além de ser bonito isso, acho uma das grandes verdades.

Agora, Alê, acho que as plantas caminham sim, muito lentamente... mas caminham. Pelo menos as folhas... hehe