segunda-feira, 28 de abril de 2014

A banana, o futebol e o Brasil






Só brasileiro mesmo, pra ter uma atitude de tamanha presença de espírito como a de Dani Alves. Com a disseminação dos atos racistas cada vez mais frequentes e (diga-se) impunes na Europa, o gesto do lateral direito do Barcelona e da seleção brasileira de pegar e comer a banana jogada no campo no jogo contra o Villarreal (vitória do time catalão por 3 a 2) entra para a antologia do futebol.

Por essas e outras é que acho inadmissível que os mal humorados (ou mal intencionados) torçam "contra" o Brasil, seja para a Copa do Mundo dar errado, seja para perdermos o Mundial.

Dani Alves mostrou com ironia e bom humor a alma brasileira para o mundo todo ver que nós adoramos banana, adoramos futebol, adoramos carnaval, somos hospitaleiros e nossa resposta à intolerância e à imbecilidade é essa: comer banana, que é amarela como a camisa da seleção e tem potássio, que evita cãimbras.

Cada vez mais me convenço de que o futebol é uma metáfora da vida.

A Veja, esse magnânimo veículo do jornalismo marrom, já deu matéria tentando desqualificar o gesto. Ótimo. A Veja detesta a cidadania. O que é bom para a Veja não é bom para o Brasil... E vice-versa. Logo, se a Veja quer destruir, é porque é bom.

PS: e mais uma coisa: se o gesto é aproveitado pelo marketing, tanto melhor: é marketing do bem.

Um comentário:

marco antonio ferreira disse...

Edu, abri q pag do fatos pensando em encontrar algo sobre o insuperavel Ayrton senna da silva. Ele Tambem comia muita banana, so que ele foi um verdadeiro ídolo. Foi o nosso maior ídolo esportivo, morreu trabalhando no dia do trabalho. sic!...recordar é viver eu hoje sonhei com você! Eu realmente sonhei com ele essa noite.