sexta-feira, 25 de outubro de 2013

O Estádio Centenário


No post sobre a viagem a Montevidéu, disse que fiquei emocionado ao visitar o Centenário, pela carga histórica da qual um ambiente como esse está impregnado.




O Centenário foi o primeiro estádio a ser construído para uma Copa do Mundo. Lá, o Uruguai se sagrou campeão do primeiro Mundial, em 1930.

Na época atual de arenas moderníssimas e padronizadas, nas quais a história se dilui, como aconteceu com o Maracanã e o Palestra Itália, fica aqui o registro de um estádio (palavra bonita que hoje ninguém mais usa) que, como dizem os uruguaios, é um "Monumento del Futbol Mundial".

Os pequenos vídeos abaixo (o primeiro com qualidade melhor) mostram um pouco do estádio por dentro, num momento em que estavam sendo feitos testes de som para a partida que seria jogada dali a dois dias, com a Argentina, pelas Eliminatórias da Copa no Brasil. A Celeste venceu por 3 a 2, mas não conquistou a vaga direta e fará a repescagem contra a Jordânia.








Vista externa do estádio construído em 1930

Torço para a Celeste. Penso que a Copa no Brasil perderia muito da graça sem os uruguaios, por questão futebolística e histórica, já que eles venceram o primeiro Mundial jogado no Brasil em 1950, batendo na final a seleção canarinho por 2 a 1 no Maracanã, numa das partidas mais impressionantes da história do futebol.


Leia também: Impressões de Montevidéu



Nenhum comentário: