segunda-feira, 15 de julho de 2013

O Brasil, a espionagem e a soberania


Trecho da Moção De Repúdio aprovada na Câmara dos
Deputados dia 9/07/2013, por 292 votos a 86 e 12 abstenções:

"Manifestamos o nosso repúdio à espionagem e o monitoramento de bilhões de e-mails, telefonemas e dados de empresas e cidadãos brasileiros, bem como do governo do Brasil, supostamente realizados por agências de inteligência dos Estados Unidos da América, que violam direitos de empresas e cidadãos brasileiros e atentam contra a soberania nacional. Ao mesmo tempo, externamos o nosso apoio às iniciativas do Estado brasileiro, que pretende levar este grave caso à consideração da Organização das Nações Unidas (ONU) e da União Internacional das Telecomunicações (UIT). Declaramos, ademais, nossa concordância com as iniciativas destinadas a criar uma agência multilateral, no âmbito do sistema das Nações Unidas, para gerir e regulamentar a rede mundial de computadores, poderoso instrumento de uso compartilhado da humanidade. Por último, externamos a nossa apreensão com a segurança do cidadão norte-americano Edward Snowden, que está refugiado, há dias, no aeroporto de Moscou."


Gustavo Lima/ Câmara dos Deputados
No Plenário da Câmara, 86 deputados votaram contra o país

Segundo a Agência Brasil hoje (segunda-feira, 15 de julho), o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, "reiterou que aguarda as informações oficiais do governo dos Estados Unidos sobre as denúncias de espionagem de cidadãos brasileiros, por agências norte-americanas", e que "considera 'insuficientes' os esclarecimentos fornecidos até o momento".

Como se sabe, na semana passada, o governo brasileiro pediu explicações ao Departamento de Estado norte-americano e à Embaixada dos Estados Unidos em Brasília sobre as denúncias. 

No dia 9, o Plenário da Câmara dos Deputados aprovou a moção de repúdio acima citada, proposta pelo PT e assinada pelos líderes do PMDB, do PV, do Psol e do PCdoB, ao governo dos Estados Unidos contra a espionagem de agências norte-americanas de inteligência sobre empresas e pessoas brasileiras.

A moção de repúdio foi uma resposta às informações do ex-técnico da CIA Edward Snowden de que a Agência Nacional de Segurança Norte-Americana (NSA) manteve escritórios no Brasil para monitorar a comunicação de empresas e de brasileiros.

Por incrível que pareça, ouvi gente da “grande” imprensa chegar ao ponto de dizer o seguinte: “O dramalhão que se sucedeu à notícia de que a Agência de Segurança Nacional dos EUA teria grampeado as comunicações nacionais causou chiliques generalizados” de deputados, senadores, ministros, secretários e oportunistas (Luli Radfahrer, Folha de S. Paulo, 12 de  julho de 2013). Outros disseram que o governo estava usando o fato para encobrir os efeitos das manifestações de junho.

Francamente, não sei se há exemplo no mundo de um grande país cuja classe dominante (no caso, representada pela “grande” imprensa) seja absolutamente desprovida de qualquer tipo de apego aos interesses nacionais. Mais do que isso, defensora de interesses estrangeiros. Da espionagem estrangeira, da deduragem internacional.

(Há uma coisa que eu admiro e, por assim dizer, invejo nos Estados Unidos. É que seu povo, independentemente de diferenças políticas, se une completamente quando os interesses de seu país é de algum modo ameaçado por outras nações. É muito graças a essa união, forjada em grande parte pelas cicatrizes da Guerra Civil Americana (1861-1865), que os EUA se tornaram o maior império do século XX. A também chamada Guerra de Secessão matou cerca de 1 milhão de estadunidenses, num conflito entre os sulistas conservadores, escravagistas e latifundiários, contra o norte que caminhava para suprimir o trabalho escravo rumo a um Estado definitivamente industrial.)

Voltando ao nosso Brasil, não estou aqui defendendo patriotismo ou nacionalismo, conceitos pelos quais não nutro nenhum apreço, considerando o que se cristalizou em nossa história como símbolo de patriotismo e nacionalismo.

Aqui, movidos pelo ódio de classe costumeiro,  cujo objetivo final é derrotar o primeiro governo popular desde Getúlio Vargas, os detentores dos meios de comunicação, membros da oposição obscurantista e boa parte da classe média (a definida por Marilena Chaui) não perderiam a oportunidade de apoiar qualquer intervenção, declarada ou não, para tirar Lula-Dilma do poder.

Marilena Chaui assim define a classe média: “a classe média é uma abominação política, porque é fascista; é uma abominação ética, porque é violenta; e é uma abominação cognitiva, porque é ignorante”. É a esse público – ignorante, autoritário e violento, incapaz de amar seu país, individualista e preconceituoso, representado pelos 86 deputados – que a Veja se orgulha de vender 1 milhão de exemplares por mês.

Encerro aqui a humilde peroração para listar abaixo os nomes de todos os tais 86 deputados (do DEM, PMDB, PSDB, PMN, PP, PR, PRP, PSB, PSC, PSD e PTB) que votaram contra a Moção de Repúdio aprovada na Câmara no dia 9, e pouco divulgada pela... “grande” imprensa.

DEM – 16 votos
Abelardo Lupion – PR
Alexandre Leite – SP
Augusto Coutinho – PE
Claudio Cajado – BA
Davi Alcolumbre – AP
Eli Correa Filho – SP
Jairo Ataíde – MG
Jorge Tadeu Mudalen – SP
Júlio Campos – MT
Luiz de Deus – BA
Mandetta – MS
Mendonça Filho – PE
Onyx Lorenzoni – RS
Paulo Cesar Quartiero – RR
Rodrigo Maia – RJ
Ronaldo Caiado – GO

Total de Bancada: 20

PMDB – 12 votos
Aníbal Gomes – CE Obstrução
Darcísio Perondi – RS
Edio Lopes – RR
Fernando Jordão – RJ
Lucio Vieira Lima – BA
Marçal Filho – MS
Marcelo Almeida – PR
Mauro Mariani – SC
Osmar Terra – RS
Silas Brasileiro – MG
Valdir Colatto – SC
Wladimir Costa – PA
Total da Bancada: 64

PMN – 3 votos
Francisco Tenório – AL
Jaqueline Roriz – DF
Total da Bancada: 3

PP – 17 votos
Arthur Lira – AL
Dilceu Sperafico – PR
Esperidião Amin – SC
Iracema Portella – PI
Jair Bolsonaro – RJ
Jerônimo Goergen – RS
Lázaro Botelho – TO
Luis Carlos Heinze – RS
Luiz Fernando Faria – MG
Missionário José Olimpio – SP
Renato Andrade – MG
Renzo Braz – MG
Roberto Balestra – GO
Roberto Britto – BA
Roberto Teixeira – PE
Sandes Júnior – GO
Vilson Covatti – RS
Total da Bancada: 24

PR – 5 votos e 1 abstenção
Bernardo Santana de Vasconcellos – MG
Henrique Oliveira – AM
Maurício Quintella Lessa – AL
Paulo Freire – SP
Vicente Arruda – CE Abstenção
Total da Bancada: 24

PRP – 1 voto
Jânio Natal – BA
Total da Bancada: 2

PSB – 2 votos e 1 abstenção
Fernando Coelho Filho – PE Abstenção
Júlio Delgado – MG
Paulo Foletto – ES
Total da Bancada: 21

PSC – 8 votos
Andre Moura – SE
Costa Ferreira – MA
Deley – RJ
Lauriete – ES
Nelson Padovani – PR
Pastor Marco Feliciano – SP
Takayama – PR
Zequinha Marinho – PA
Total da Bancada: 10

PSD – 20 votos
Ademir Camilo – MG
Arolde de Oliveira – RJ
Átila Lins – AM
Carlos Souza – AM
César Halum – TO
Danrlei De Deus Hinterholz – RS
Eduardo Sciarra – PR
Eleuses Paiva – SP
Fernando Torres – BA
Guilherme Campos – SP
Hélio Santos – MA
Hugo Napoleão – PI
Jefferson Campos – SP
João Lyra – AL
José Carlos Araújo – BA
Júlio Cesar – PI
Manoel Salviano – CE
Onofre Santo Agostini – SC
Sergio Zveiter – RJ
Walter Ihoshi – SP
Total da Bancada: 32

PSDB – 2 votos e 10 abstenções
Alfredo Kaefer – PR
Andreia Zito – RJ
Antonio Carlos Mendes Thame – SP Abstenção
Antonio Imbassahy – BA Abstenção
Duarte Nogueira – SP Abstenção
Eduardo Azeredo – MG Abstenção
Jutahy Junior – BA Abstenção
Nelson Marchezan Junior – RS Abstenção
Nilson Leitão – MT Abstenção
Plínio Valério – AM
Reinaldo Azambuja – MS
Vaz de Lima – SP Abstenção
William Dib – SP Abstenção
Total da bancada: 39

PTB – 2 votos
Arnaldo Faria de Sá – SP
Sérgio Moraes – RS

Total da Bancada: 13

*Leia aqui a íntegra da Moção de Repúdio

**O termo "Total da bancada" se refere aos deputados presentes em plenário

Nenhum comentário: