quarta-feira, 12 de junho de 2013

Que venga el loco Bielsa


Reprodução
Uma das últimas entrevistas no Bilbao
Se for concretizada, a contratação de Marcelo “Loco” Bielsa para comandar o Santos seria uma grande tacada do time da Vila mais famosa do mundo.

Ele estaria vindo a Santos, talvez nesta quinta-feira, para conhecer a estrutura do clube. Especula-se que ele quer assumir só em janeiro e que um auxiliar dividiria o comando do clube com Claudinei Oliveira no Brasileiro. Mas tudo são especulações. "Não tem nada disso. Ele não vem para a cidade nos próximos dias. Ainda tem muita coisa para ver e, depois, tentar um acerto com ele", disse agora há pouco Odílio Rodrigues Filho, presidente do clube em exercício, segundo o jornal A Tribuna, de Santos*.

O treinador é conhecido por adotar um esquema tático ofensivo, o que se enquadra perfeitamente no espírito do Santos. O torcedor santista de modo geral não suporta “futebol de resultado”, retranca, chuveirinho e muricysmos.

A possível vinda do argentino daria uma renovada no chamado mercado, dominado pelos nomes de sempre, que não preciso mencionar. Questionam o valor que Bielsa ganharia. Fala-se em R$ 700 mil. É muito? É. Nenhum técnico deveria ganhar isso. Mas é mais ou menos o que Muricy Ramalho ganhava, para fazer aquele trabalhinho sem-vergonha. 

Outra característica de Bielsa é sua facilidade de trabalhar com garotos. Ou seja, no Santos, que tem a tradição de ser uma fábrica de craques e está atualmente lançando uma nova safra com Gustavo Henrique, Leandrinho, Pedro Castro, Léo Cittadini, Neílton e outros, cairia como uma luva.

Não conheço profundamente o trabalho de Bielsa. Leio, porém, declarações de personagens do futebol que vale a pena reproduzir. Pep Guardiola, ex-treinador do Barcelona e agora no Bayern de Munique, que diziam ser descartável no ex-“melhor time do mundo”, já que o Barça “tem uma escola que independe de treinadores”, disse sobre o argentino em março de 2012: “Estamos diante do melhor técnico do planeta na atualidade. Faz um jogo honesto, dando seu máximo e atacando ganhando ou perdendo". 

Outro que não economizou elogios a Bielsa recentemente é o ex-jogador e hoje treinador Jorge Valdano, que marcou um gol pela Argentina na final da Copa de 1986: “É um dos treinadores mais generosos que conheci. Quando eu digo a palavra generoso me refiro ao jogo. Ataca com vários jogadores, leva a bola a partir do fundo, renuncia à catimba por sua obsessão ética, e mesmo quando está ganhando continua atacando como se o mundo fosse acabar”.

Entre suas conquistas como técnico, Bielsa ganhou cinco vezes o campeonato argentino (quatro pelo Newell's Old Boys e um pelo Vélez Sársfield). Perdendo para o poderoso Barcelona na temporada 2011-2012, foi vice-campeão da Copa do Rei na Espanha, pelo Athletic Bilbao, de onde acaba de sair e era adorado pela torcida. Pelo time basco, foi ainda vice-campeão da Liga Europa de 2011-2012, perdendo a final para o Atlético de Madrid.

Como técnico da seleção do Chile, fez um belo trabalho e levou a equipe à Copa do Mundo de 2010. Ganhou também a medalha de ouro com a seleção argentina nos Jogos Olímpicos de 2004.

Entonces, que venga el loco Bielsa.

Em tempo, o Santos do interino Claudinei Oliveira e recheado de jovens da base, bateu o Atlético-MG na Vila, por 1 a 0, e deixou hoje a zona de rebaixamento.
*Atualizado à 00:13

Nenhum comentário: