sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Cinema para quem não pula carnaval, com uma ressalva: a folia de Santana de Parnaíba

As pessoas que não gostam de carnaval e detestam perder as horas de folga entre pedágios e neurose de estradas e praias superlotadas não precisam se desesperar. Além de não fazer nada, só encher a cara, dormir e ficar no sofá, podem assistir a ótimos, bons e nem tão bons filmes (às vezes é muito divertido uma película de puro entretenimento, desde que não seja para se deprimir com Silvester Stalone ou Arnold Schwarzenegger, comédias idiotas e outras porcarias. Um filminho ajuda a evitar o sentimento de culpa causado por não fazer absolutamente nada).

Abaixo, algumas indicações de filmes que serão exibidos em TV a cabo (eu não indico filme dublado, jamais). Lamento se tem muito Telecine, mas na HBO não achei nada para recomendar na programação que eu conheça e saiba informar. Se alguém quiser indicar outras opções, à vontade.

Tem futebol, também
(lá embaixo do post, o link).

E como sou democrático, abaixo dos filmes tem indicação também para quem quer uma cair na folia de Momo não-oficial global, o carnaval de Santana de Parnaíba (ver link abaixo), que ainda mantém a tradição de um carnaval de rua, blocos e trios elétricos. Quem prefere o carnaval de São Paulo e do Rio, favor procurar a TV Globo.

FILMES

Western - Os amantes do faroeste têm duas boas opções. Ou melhor, uma ótima e uma boa.

A ótima: Quando explode a vingança (foto), de Sergio Leone. Telecine Cult - sábado, 13, às 15h55. Já escrevi sobre este filme aqui. Não tem como não gostar, se você aprecia o gênero.

A boa: Os brutos também amam (direção de George Stevens - 1953) – domingo, 14, Telecine Cult, 12h35. Tem uns adoradores deste clássico do faroeste, alguns até acham o elenco "magnífico". Alan Ladd, que interpreta o "mocinho" Shane, é muito fraquinho. Galã que tem mais a ver com telenovela do que com faroeste. Os clichês abundam. Perto dos filmes de Sergio Leone e Sam Peckinpah, por exemplo, acho até meia-boca. Mas vale a pena para conhecer um clássico, passar o tempo.

Drama

No domingo, 22h, o Telecine Action exibe o bom drama de guerra No vale das sombras (direção de Paul Haggis - 2007). Tommy Lee Jones (foto) é um militar do Exército dos EUA que procura o filho desaparecido. A interpretação de Jones é soberba, o filme é tocante, emocionante sem ser piegas, e mostra a hipocrisia da instituição tão amada pelos norte-americanos.

Ficção-científica

O dia em que a terra parou
(dir: Scott Derrickson - 2008). Telecine Premium - terça, 16, às 16h10. Refilmagem do "clássico" (na real, um trash agradável) de 1951 dirigido por Robert Wise. Um alienígena interpretado por Keanu Reeves aparece na terra acompanhado de um robô. Ele tem que conviver com o desapreço do ser humano pela paz. Um filme bobinho, só entretenimento, mas divertido, bem melhor do que ficar vendo o carnaval dos outros.

Documentários

Quando éramos reis
(dir.: Leon Gast - 1996). Telecine Cult – terça – 16, 15h. Para quem se interessa em conhecer, lembrar ou relembrar a histórica e espetacular luta entre Muhammad Ali e George Foreman em 1974, no Zaire, considerado até hoje o maior combate do boxe de todos os tempos. O filme não é só luta. Aparecem ali personagens reais e grandiosos, como os músicos James Brown, B.B. King e o escritor Norman Mailer, entre outros. Imperdível.

Imagine – John Lennon (dir.: Andrew Solt - 1988). Cinemax, domingo, 14, 13h30. Como se pode imaginar (ops), mostra parte do material filmado deixado ppor Lennon após sua morte, em 1980, além de fragmentos da vida do beatle, assassinado em 1980 pelo imbecil Mark Chapman.


FUTEBOL
O Santos de Robinho e Neymar joga em São Paulo, no Pacaembu, contra o Rio Claro. O Corinthians pega a Lusa no Canindé, o São Paulo joga contra o Ituano e o Palmeiras enfrenta o Botafogo. Informe-se aqui.

CARNAVAL NÃO-GLOBAL (Santana de Parnaíba)
Em Santana de Parnaíba, o Carnaval é ainda à moda antiga. Veja no jornal Visão Oeste.

Atualizado à 01h37 am (para colocar os diretores dos filmes, erro imperdoável, mas corrigido!)

4 comentários:

Flávio Fraschetti disse...

rapaz, eu fui ontem ao carnaval de Santana de Parnaíba e foi incrível. Depois ainda emendei para a festa de uma cidadezinha vizinha e cheguei em casa 6:30.

Eita ressaca braba.

Emerson Lopes da Silva disse...

"No Vale das Sombras" já vale o carnaval.

Eduardo Maretti disse...

Parabéns, Flávio, pela ressaca, o prêmio merecido dos manguaças! Legal que você conheceu a folia em Parnaíba. É bacana. No seu caso, uma folia e consequente ressaca antecipada, já que ontem nem era carnaval no calendário!

E, Emerson, também gosto bastante de "No Vale das Sombras". Mas digamos que vale só o domingo de carnaval, não o carnaval todo, senão esgota muito rápido - ha ha

Anônimo disse...

Ótimas dicas. O gênero western é um dos que mais gosto. Já o carnavalesco não aprecio tanto rs. Fora dessas dicas, tenho um filme, locado, que vou ver ainda: "Girassóis da Rússia", do Vitorio de Sicca. Boa sessão pra mim rsrs...