segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Corinthians estreia na Libertadores
contra Racing-URU e ansiedade

Eduardo Metroviche/Visão Oeste
O Corinthians está a menos de 48 horas de sua tão esperada estreia na Libertadores, ainda mais importante para o clube porque este é ano do centenário.

Na semana passada, alguns dos principais jogadores do elenco alvinegro (Felipe, Roberto Carlos e Jorge Henrique), em entrevistas, demonstravam uma ansiedade incomum (posto que generalizada), dando literalmente de ombros para o confronto com o Rio Branco pelo Paulistão, realizado no último no sábado. Como previsto, o Timão não estava nem aí para o time de Americana e ficou no 0 a 0, na Arena Barueri. Antes, o goleiro Felipe disse: “Ainda tem mais um jogo, mas quarta-feira está aí”, referindo-se ao confronto com o Racing do Uruguai.

Penso que o maior problema do Corinthians na Libertadores é justamente a ansiedade. Não apenas pela estreia, mas também a causada pela pressão de conquistar o título mais importante de sua história para marcar seu centenário com louros dourados. “Estou ansioso para que comece logo", disse Ronaldo Fenômeno, um dos futebolistas mais vencedores do mundo, nesta segunda-feira.

Antero Greco, no programa "Sportscenter" desta segunda, na ESPN-Brasil, mais uma vez lembrou que o mundo do futebol não pode ser feito só de Libertadores. Concordo plenamente. Hoje em dia, parece que não existe mais nada a não ser Libertadores. Importantes jornalistas esportivos se referem ao Campeonato Paulista, pejorativa e deliberadamente, como "Paulistinha". Esse será tema de um post aqui. Por hora, fica o registro.

Estatística preocupante
O problema para quem gosta de estatísticas e é corintiano é que centenários não têm sido benévolos aos grandes clubes brasileiros. Pelo contrário, a maior parte dos casos é de fiascos. O único centenário de time grande que deu em sucesso (se esqueci de algum time ou cometo algum engano, me corrijam) foi o do Vasco da Gama, que aos 100 anos, em 1998, conquistou a Libertadores, embora tenha perdido o Mundial para o Real Madrid.

O Flamengo, que fez 100 anos em 1995, nem precisa lembrar. Montou um time com Edmundo, Romário, Sávio e outros. Foi um fracasso. O Botafogo, em 2004, escapou do rebaixamento na última rodada do Brasileirão. E o Fluminense, no ano de seu século, foi campeão carioca em 2002 e mais nada.

O Atlético-MG, no ano de seus cem anos (2008), nem o estadual ganhou. A mesma coisa o Grêmio, que perdeu o título do Gaúcho em 2003 para o Inter. Colorado que, em 2009, quando comemorou um século, levantou o estadual e só, conformando-se com a vaga à Libertadores 2010.

E o Coritiba, que também fez cem anos em 2009, foi rebaixado de forma melancólica, com a pancadaria no Couto Pereira no final do ano passado.

Assim, Mano Menezes, que é um grande técnico (e, na minha opinião, o mais importante nome do Timão nesta Libertadores), vai ter que mostrar também ser um bom iniciado em psicologia. A conferir.

10 comentários:

Creisu disse...

O Corinthians é O Corinthians.
E o Antero Greco é um chato,se jogou futebol era porque era o dono da bola.
E outra coisa. Sempre que você quer zicar o Corinthians vem com esse pretexto de analisar imparcialmente. Eu que não sou iniciado na psicologia, acho memo que vc tem pobrema cum nóis. Ô é paixão ô é ódio.
E outra coisa.
Vai Corinthians!!!!

Felipe Cabañas da Silva disse...

VAI CORINTHIANS!!!

Paulo M disse...

O Verdão nem vai precisar se mexer no seu centenário (2014!). Brasil, hexa ou heptacampeão do mundo em território brasileiro! É só pegar carona, afinal já tem a Libertadores mesmo...

Eduardo Maretti disse...

Caro Creisu, veja bem: "Hoje em dia, parece que não existe mais nada a não ser Libertadores", está escrito no post. Nos últimos anos, o clube que mais disseminou a tal obsessão pela Libertadores (e o termo "priorizar", e o termo "Paulistinha", para diminuir a conquista de outras equipes, no estadual ou na Copa do Brasil) foi o São Paulo e sua torcida. Fato. Em 2009 o Corinthians ganhou o Paulista, e não foi legal? Não é bacana ser campeão brasileiro? Ou da Copa do Brasil? O post coloca estatísticas e informação (centenários dos grandes clubes e ansiedade corintiana, de elenco e torcida). Fato. A ansiedade no Corinthians é notória, o que um corintiano nato, Juca Kfouri, também registrou na ESPN-BR. Não escrevi com o fígado nem com o coração (órgãos que comprometem a mente). No caso deste post, não é nem paixão nem ódio. De resto, provocaçõezinhas fazem parte do futebol. Fique tranquilo.

abraços

João disse...

o "pobrema" dos curintiano é "comprexo" kkkkkkkkk. chutam todo mundo porem não vão ganhar a libertadores, não tem time pra isso. só eles naum vem. ninguem vai fazer carinho no gordão. imagina um argentino fazendo carinho nele. kkk. vai dar dó. eles vao ganhar no começo, depois a gente faz a festa. coitados. saudações de um parmerense que sabe o q é ganhar a libertadores.

Felipe Cabañas da Silva disse...

João... em 1999 o Palmeiras não tinha time pra ganhar a libertadores... empurrou com a barriga... levou tudo pros pênaltis e ganhou o torneio... em 2001 o Santos tinha time pra ganhar a libertadores e não ganhou... em 2005 o São Paulo não tinha time pra ganhar a libertadores e ganhou... etc etc etc... então "ter time" é sempre algo bastante relativo...e se para vc um time com ronaldo, roberto carlos, danilo, tcheco, iarlei, etc etc não é time, então meu velho, tu não sabes o que é futebol...
eu tb não gosto dessa obsessão com libertadores... isso tem muito a ver com a verve burguesa do são paulo, que acha que os únicos torneios nobres são os internacionais, tremem em mata-matas nacionais e ficam enchendo o saco com suas "gloriosas" viagens internacionais... e os corintianos entram no jogo... o edu tem razão... e digo mais, os dois títulos mais glorioso da história do Corinthians foram dois paulistas, o de 1977 e o de 2009, quando o time voltou a ganhar um campeonato da primeira divisão reocupando o lugar que é seu de direito... dane-se a libertadores, mas vamos ganhar, e sofrendo, porque é sofrendo que gostamos de viver... Abraço!

João disse...

opa, o verdao naum tinha time em 1999 ????????????????????
MARCOS, Arce, Cesar Sampaio, ALEX, ZINHO, Paulo Nunes e ainda Felipão pentacampeão em 2002 só pra falar dos craques... REALMENTE É UM TIME FRAQUINHO que atropelou vasco que tinha um timaço, curintia e river plate na sequencia...
faz favor!

Eduardo Maretti disse...

Bom, não vou me meter na discussão acima. Só pra esclarecer, Felipe, o Santos não disputou a Libertadores em 2001. Neste século, o Peixe participou em 2003, 2004, 2005, 2007 e 2008. Falar em time "pra ganhar a Libertadores" é muito relativo. Grandes times (Inter dos anos 70 e Palmeiras do início dos 90, por exemplo) tinham times de sobra pra ganhar qualquer coisa, mas não ganharam a Libertadores. Ainda vou escrever um post sobre isso.

ABs

Felipe Cabañas da Silva disse...

edu... eu tinha que confundir as datas do santos... dê um desconto... hehehe... quanto à discussão sobre o palmeiras, todos os times citados pelo companheiro eram superiores ao palmeiras, cujo melhor jogador era obviamente luiz felipe scolari... mesmo assim ganhou, o que prova que ter time ou não é relativo... xau...

Luciano disse...

ahuahuahua o marcos pegou os penaltys quase na marca da cal...huauhahuahuahu fala serio hein!