quarta-feira, 7 de maio de 2014

Uma seleção sem líder


Os convocados de Felipão para a Copa do Mundo no Brasil

Divulgação
Para não voltar no tempo de Pelé, Gerson e Carlos Alberto, ou mais atrás, Didi, Bellini, Nilton Santos e outros e acabar sendo chamado de saudosista, falo apenas dos times brasileiros campeões de 1994 e 2002. O primeiro tinha Romário, Dunga, Branco e Aldair, por exemplo; o segundo, mais fraco em termos de lideranças dentro de campo, ainda assim tinha Cafu, Ronaldo Nazário e Marcos (goleiro).

Brasil ou não, não lembro de um time campeão sem alguém pra se impor dentro de campo. Exemplos: Argentina de Maradona em 1986, Alemanha de Beckenbauer em 1974.

A seleção de Felipão de 2014 tem seis jogadores que têm experiência de ter jogado a última Copa do Mundo: o goleiro Julio Cesar (que na minha opinião não deveria nem ser convocado), os laterais Daniel Alves e Maicon, o zagueiro Thiago Silva, o volante Ramires e o atacante Fred. Nenhum deles é líder. Fred ninguém sabe se sairá de campo com o músculo estourado. Maicon é um trator silencioso. Enfim...

De resto, o goleiro titular (que já fez "sua parte" em 2010 ao falhar grotescamente na eliminação para a Holanda) e outros jogadores da "família Felipão" formam um grupo de jogadores sem brilho e inexperientes em Copa, alguns dos quais ou nem conheço (como Luiz Gustavo) ou, outros, muito longe do que a gente entendia como jogador de seleção num passado já meio distante. É um time que, se Neymar não brilhar (e ele será duramente marcado), não tem muita chance.

Sei não. Não quero secar, mas essa seleção não tem nem líder nem pinta de campeã.

Os convocados:

Goleiros
Julio Cesar (Toronto FC), Jefferson (Botafogo), Victor (Atlético-MG).

Laterais: Daniel Alves (Barcelona), Marcelo (Real Madrid), Maicon (Roma), Maxwell
(Paris Saint-Germain)

Zagueiros: Thiago Silva (Paris Saint-Germain), David Luiz (Chelsea), Dante (Bayern de Munique), Henrique (Napoli)

Meio campo: Fernandinho (Manchester City), Luiz Gustavo (Wolfsburg), Hernanes (Inter de Milão), Oscar (Chelsea), Paulinho (Tottenham), Ramires (Chelsea), Willian (Chelsea)

Atacantes:

Bernard (Shakhtar Donetsk), Fred (Fluminense), Hulk (Zenit), Neymar (Barcelona) e Jô (Atlético-MG)

Nenhum comentário: