Ontem, mais um dia de caos e pânico no metrô de São Paulo. Coincidentemente,
na segunda-feira, 3,um dia antes, fiz uma matéria para a RBA, após uma coletiva
do promotor Marcelo Camargo Milani, em
que este afirmou que o secretário de Transportes Metropolitanos do estado de
São Paulo, Jurandir Fernandes, pode sofrer ação pelos graves problemas gerados pelo
sistema de operação CBTC. Trata-se do sistema informatizado que aparentemente
está causando panes e incidentes e está relacionado à bilionária reforma de 98
trens das linhas 1 e 3 do Metrô.
A reforma tem íntima relação com a
formação de cartel, denúncia encaminhada ao MP pela primeira vez em 2008, mas
que só começou a vir à tona no ano passado, embora os contratos de reforma dos
98 trens tenham sido assinados pelo governo de São Paulo entre 2008 e 2009
(governo José Serra).
Quatro contratos de reforma dos 98
trens, objeto de apuração do Ministério Público de São Paulo, estão suspensos
por 90 dias.
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Detalhe relevante (mensagem do meio): "problema de portas" |
Os quatro contratos suspensos, firmados em processo que foi dos anos 2008 a 2009, são os seguintes: ModerTrem (Alstom e Siemens); BTT (Bomberdier, Tejofran e Temoinsa), consórcio Reformas Metrô (Alstom e Iesa) e MTTrens (MPE, Projetos Especiais e Temoinsa), segundo o promotor.
Em agosto do ano passado, a RBA
dava uma matéria sobre a tal reforma, tema até então pouco ou nada mencionado na
imprensa: “uma reforma bilionária em trens do Metrô de São Paulo – cujos
contratos também estão sob investigação do Ministério Público – pode estar da
origem das centenas de incidentes ocorridos no sistema nos últimos anos, cujo
episódio mais grave foi o descarrilamento de uma composição na Linha Vermelha,
entre as estações Marechal Deodoro e Barra Funda, na última segunda-feira (5/08/2013).
"Nos testes, os trens abrem a porta e desaparecem da
tela. Os operadores não sabem onde o trem está. Por isso cunharam o apelido de
trem-fantasma. O CBTC é um dos principais motivos dos atrasos no cumprimento
dos contrato", disse o promotor Milani na última terça-feira, 03/02/2014.
São conhecidos e recentes vários relatos de portas se abrindo do nada na linha 3 Vermelha.
São conhecidos e recentes vários relatos de portas se abrindo do nada na linha 3 Vermelha.
Também curiosamente, como se pode ver na imagem da página do
twitter do próprio metrô, acima, “um trem apresentou falha de portas na estação Sé”.
Não sou técnico e não entendo de tecnologia. Mas as peças
vão se encaixando cada vez mais.
Leia sobre o assunto e tire suas próprios conclusões:
09/08/2013
Reforma bilionária sob investigação pode estar na origem de incidentes no Metrô-SP
09/08/2013
Reforma bilionária sob investigação pode estar na origem de incidentes no Metrô-SP
03/02/2014
Um comentário:
Só pra não deixar passar: eu, eu, eu, o Alckmin se perdeu.
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