quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

"Malandro" e genial, Gaúcho desequilibra e Galo bate São Paulo na estreia da Libertadores


Um jogaço no Estádio Independência. Atlético Mineiro 2 x 1 São Paulo pela primeira rodada da Libertadores foi o primeiro grande jogo de 2013 (até então, havia sido Santos 3 x 1 São Paulo pelo Paulista). Diria mesmo um dos melhores que vi nos último meses. Não é comum uma partida jogada com tamanha intensidade e, ao mesmo tempo, tecnicamente tão boa. Ronaldinho Gaúcho, na frente, com a malandragem e alguns lampejos da genialidade de outrora, e Réver, com atuação incrível na zaga, e de quebra autor do segundo gol do Galo, foram os destaques.




No primeiro tempo o time paulista foi sufocado pela marcação implacável da equipe mineira, que chutou sete vezes a gol contra nenhuma do adversário. No segundo, fisicamente mais bem preparado, o São Paulo foi crescendo pouco a pouco até que, já dominando a partida, quando parecia na iminência de empatar, Ronaldinho decidiu de novo, ele que já havia feito a jogada do tento inaugural na pura malandragem e categoria – colocando-se na banheira para receber uma bola em cobrança de lateral e dar de bandeja para Jô, aos 13 da primeira etapa, só empurrar para as redes. E Aos 27 do segundo tempo, gol de Réver (após jogada sensacional de Gaúcho, que deixou dois marcadores na saudade e cruzou na cabeça do zagueirão). Galo 2 a 0.

Quando parecia que a partida estava decidida, Aloísio diminuiu aproveitando passe de Luís Fabiano, que, na falta da bola que não chegava na frente, foi buscá-la para servir o atacante que entrara no lugar do zagueiro Paulo Miranda.

Correndo o risco do contra-ataque, o São Paulo se lançou à frente. E quem achava que o jogo estava decidido ainda viu Ganso (que entrara no lugar de Jádson) chutar para fora uma bola da entrada da área que passou triscando a trave esquerda do goleiro Victor, aos 47. Ganso, quem diria, não passa de reserva no time do Morumbi. Na verdade, talvez devesse ter entrado antes, mas não no lugar de Jádson, que dava movimentação ao time e poderia muito bem jogar com Ganso na segunda etapa.

Realmente um baita jogo. Com a gana com que jogou hoje (ontem), o Atlético-MG será um time difícil de ser batido nesta Libertadores. O Galo e o São Paulo estão no grupo 3, junto com o argentino Arsenal Sarandí e o sempre presente e inofensivo The Strongest, “o mais forte”, da Bolívia.

(Este ano vou ter de me contentar em falar de outros times que não o meu Santos quando tratar de Libertadores, já que em 2012 o Santos de Muricy fez um papelão e foi eliminado pelo Corinthians na semifinal).

Nenhum comentário: