segunda-feira, 28 de maio de 2012

Britânicos compram a brasileira Ypióca


Deu na Reuters: “O grupo britânico de bebidas Diageo anunciou nesta segunda-feira acordo para comprar a fabricante brasileira de aguardente Ypióca por cerca de 300 milhões de libras (469 milhões de dólares), aumentando presença em mercados emergentes enquanto briga por um maior espaço em tequila.

“A produtora do uísque Johnnie Walker e da vodca Smirnoff, que tem planos de ter metade das suas vendas em mercados emergentes até 2015, anunciou nesta segunda-feira acordo para comprar a marca Ypióca de sua família controladora, além de parte dos ativos de produção e distribuição da bebida.

“A Ypióca é a terceira maior marca do mercado de cachaça e líder de um segmento de rápido crescimento dessa bebida, o premium. A companhia, fundada em 1846 e com sede em Fortaleza, emprega cerca de 3,2 mil funcionários e tem cinco fábricas no país. A cachaça responde por cerca de 80 por cento da indústria brasileira de bebidas destiladas
.”

É significativo que uma das maiores empresas brasileiras do segmento deixe de ser nacional. Quanto a mim, como bebo hoje em dia muito pouca cachaça (e quando bebo, só as melhores mineiras e nunca Ypióca), tanto faz como tanto fez.

Nenhum comentário: