sexta-feira, 2 de setembro de 2011

José Dirceu a Renato Rovai: "Não é uma questão política, o que a Veja fez é crime"

O jornalista Renato Rovai, editor da Revista Fórum, publicou hoje em seu blog uma entrevista exclusiva com o ex-ministro José Dirceu, em que fala da espionagem e tentativa de invasão, por um repórter da Veja, de seu apartamento no hotel Naoum, em Brasília (leia post aqui ). A reportagem de capa da edição de Veja da semana traz uma foto de Dirceu de óculos escuros e o título: “O poderoso chefão”.

Diz o ex-ministro da Casa Civil a Rovai:

“Na verdade, o que precisamos avaliar é por que eles fizeram essa matéria. Se foi por causa do julgamento no Supremo ou se é uma tentativa de criar algo novo contra o governo. Porque se você analisar eles fracassaram na questão da separação da Dilma, de dividir a base dela, entendeu? De tirar o PMDB e o PR da base. E para piorar, para eles, o PV acabou decidindo apoiar a Dilma.”

Para José Dirceu, “a estratégia de rachar a base do governo não deu certo. E – com a reportagem – eles voltam para a estratégia deles”.

Perguntado se vai processar a revista dos Civita, ele diz: “Isso eu tenho que fazer na hora que tiver a informação de que a câmera foi plantada e souber quem fez isso. Muita gente considera isso gravíssimo”. “Não é uma questão política, o que a Veja fez é crime. Eles têm que ser processados por crime, não é porque falaram isso ou aquilo de mim.”

Dirceu revela que pode “ir aos Direitos Humanos da OEA (Organização dos Estados Americanos)” contra a revista.

Perguntado por Rovai se recebeu alguma solidariedade de diretores de redação ou de proprietários de veículos comerciais tradicionais, a resposta foi: “Não. Eles querem me ver morto ou preso”.

Leia a íntegra da entrevista: Zé Dirceu diz que vai à OEA e SIP contra Veja

Revista Fórum – dez anos

A propósito, a edição de setembro da Revista Fórum, comemorativa dos dez anos da publicação, que deve estar chegando às bancas, traz a histórica entrevista do mesmo José Dirceu publicada na edição de novembro de 2005, feita poucos dias antes da sua cassação no Congresso, que repercutiu em toda a mídia nacional (claro, em edições que a deturparam) e foi assim descrita pelo colunista Elio Gaspari, da Folha de S. Paulo: “[...] a entrevista, dada aos repórteres Renato Rovai, Frédi Vasconcelos, Glauco Faria e Eduardo Maretti, é a melhor peça produzida por uma cabeça petista desde que a crise [do mensalão] começou. Quando não convence, revela [...]”.

A edição da Fórum traz também, entre outras, a entrevista que eu fiz com o fotógrafo Sebastão Salgado em novembro de 2002.

Um comentário:

Mayra disse...

óitma a dica da entrevista. Acabo de compartilhá-la no feicibuqui.
A ver se conseguem as tais provas. Seria o máximo ver uma vez na vida esses criminosos terem de responder por pelo menos um dos seus crimes.