segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Na reta final, Brasileirão é uma teia de incógnitas


Atlético-MG e Cruzeiro são os times grandes mais ameaçados pelo rebaixamento. Na parte de cima da tabela, após 26 rodadas, não há sequer uma ameaça de favoritismo



Internacional, Flamengo, Cruzeiro, Santos e São Paulo são os cinco únicos times grandes que nunca foram rebaixados no Campeonato Brasileiro. Em 2011, após 26 rodadas, o Cruzeiro dá sinais de que pode abandonar essa lista de privilegiados. Cada vez mais perto da zona do rebaixamento, a Raposa está apenas quatro pontos à frente do primeiro time da lista dos que hoje cairiam. E qual é esse time? Justamente o Atlético-MG.

Vai sair faísca. Raposa e Galo se enfrentam exatamente na última rodada, talvez precisando do resultado para ficar na Série A, embora a contratação de Vágner Mancini possa dar aquela levantada que costuma acontecer quando um time em declínio contrata um novo treinador. É a esperança cruzeirense.

Faltando 12 rodadas, a situação do Z 4, a zona da degola, é a seguinte:


No ano passado, na mesma 26ª rodada, o Atlético-MG também estava a bordo do barco dos náufragos, mas conseguiu escapar graças à chegada de Dorival Júnior. Dos quatro times que em 2010, faltando 12 jogos, eram os últimos, o Galo se salvou junto com o Atlético-GO. Os atléticos deram seus malfadados lugares a Vitória e Guarani. Veja as tabelas abaixo, comparando a situação da zona do desespero na 26ª e na última rodada do Brasileirão de 2010.


A luta para não cair tem sido um martírio para a fanática torcida atleticana. O Galo parece gostar do namoro e até de casar com a série B, onde jogou em 2006 após ser rebaixado com o técnico Lori Sandri no ano anterior.

Na parte de cima, emoção

Olhando para a parte de cima da tabela, vemos que após 26 rounds a coisa é a materialização do equilíbrio, mas um equilíbrio que a meu ver decorre de um nivelamento por baixo. Nenhum time tem pinta de campeão e o Santos, que é o melhor de todos, saiu muito tarde da ressaca da Libertadores. A derrota para o Figueirense na Vila por 3 a 2, embora tenha decepcionado os santistas que já apostavam em quantas rodadas o time chegaria à liderança, não é o fator determinante de o time perder o título.

Em 2010, o Fluminense foi campeão com 71 pontos (veja tabelas comparando 2010 e 2011). Este ano, dado o extremo equilíbrio e a oscilação tremenda dos times, esse número deve baixar. Suponhamos que o campeão chegue a 69 pontos. Se assim for, hipopteticamente o Peixe precisaria de mais 34. Ou, de 14 jogos que tem a fazer, onze vitórias e um empate, podendo perder ainda dois jogos (o time deve duas partidas, contra Grêmio e Botafogo).

Entre Vasco, Corinthians, São Paulo e Botafogo (um jogo a menos) é impossível prever o que vai acontecer. O Vasco da Gama, campeão da Copa do Brasil, abre a 5ª colocação para uma vaga a mais na Libertadores.

O Fluminense pode comer pelas beiradas e beliscar o bi, mas acho improvável. Na próxima rodada, no sábado, o Flu recebe o Santos. Será quase um mata-mata. Jogão será Vasco x Corinthians em São Januário. São Paulo x Flamengo no Morumbi também promete. E o Botafogo vai a Goiás pegar o desesperado Atlético-GO.

Preparem as trombetas.

Clique na imagem para ampliar

2 comentários:

Victor disse...

Bom, nação santista fica avisada que os ingressos do campeonato mundial no Japão começaram a ser vendidos: http://www.santosfc.com.br/noticias/conteudo.asp?id=25385#.ToHaatTaGls

Felipe Cabañas da Silva disse...

Engraçado que os 5 primeiros colocados são comandados por técnicos que são considerados coadjuvantes. O Santos do Muricy, com o mundial aí e os 6 títulos brasileiros (salvo engano) reconhecidos neste ano, não deve estar ligando muito pro campeonato brasileiro mesmo, estranho se estivesse. O Palmeiras do Scolari está patinando e com muito custo conseguirá uma vaga na libertadores, e Vanderlei Luxemburgo, que por alguns anos foi considerado o melhor técnico do Brasil, despencou com o Flamengo.

O Vasco ainda tem o agravante de estar com interino, por causa do grave problema do Gomes. E apesar disso, ou justamente por isso, estou com a impressão que o Gomes cresceu muito como técnico. Esse time do Vasco está encaixadinho, com um elenco que não é lá essas coisas. É bom, o futebol brasileiro precisa de renovação de técnicos. Me parece que Scolari e Luxemburgo estão em seu crepúsculo. O Mano decepciona na seleção, e o Muricy parece ser o único grande nome no momento. É muito pouco. Tanto é que a mediocridade, ironicamente, está garantindo uma estabilidade momentânea no emprego para os técnicos da maioria dos clubes grandes. Quem quer trocar de técnico não tem ninguém muito melhor pra pôr no lugar...