terça-feira, 21 de junho de 2011

Santos enfrenta Peñarol pelo tri da Libertadores


Rafael; Danilo, Edu Dracena, Durval e Léo; Adriano, Arouca, Elano e Paulo Henrique Ganso; Neymar e Zé Eduardo.

Esta a provável escalação do Santos para disputar com o Peñarol na noite desta quarta-feira, 22 de junho, no Pacaembu, o título da Libertadores da América de 2011. O time da Vila Belmiro, como o uruguaio, precisa de uma vitória simples. Empate dá prorrogação, e depois só os penais pra resolver.

O lateral Pará dá lugar a PH Ganso e Danilo deve ser o lateral direito, deixando a função de volante e voltando à posição de origem, onde jogou inclusive na seleção brasilleira sub-20 no título sul-americano. Léo, que não jogou no 0 a 0 de Montevidéu, deve voltar à esquerda no lugar de Alex Sandro, que por pouco não entregou a rapadura no jogo de ida. Se os reforços de Ganso e Léo se confirmarem, a situação do Alvinegro melhora consideravelmente e seu favoritismo, reconhecido até pelo técnico aurinegro, Diego Aguirre, tem mais chances de se concretizar.


Léo e Neymar em treino nesta terça, 21 de junho
Foto: Ricardo Saibun/Santos FC
 Com a volta de Ganso, com sua inteligência e liderança, seus passes destruidores de quem antevê os espaços, Neymar terá com quem jogar, Neymar que sem o camisa 10 tem sofrido de enorme solidão, sem um meio de campo que o alimente (que poderia ter sido Alan Patrick em Montevidéu) e ainda sem um companheiro de ataque à altura, como André foi em 2010. Oxalá Zé Love faça a sua parte, mas acho possível que Maicon Leite entre no decorrer da partida. É difícil que Muricy Ramalho tenha um ataque de ousadia e coloque Maicon de saída, mas, dadas as circunstâncias táticas e mesmo emocionais (é a última partida de Zé Eduardo pelo clube, sua fase é ruim e ele anda se debulhando em lágrimas), o técnico não estaria pensando nessa possibilidade? Os treinos de segunda e terça-feira parecem ter mostrado que Muricy não desconsidera essa alternativa.

O capitão Edu Dracena, ao qual eu não poupei críticas nesta temporada, cumpriu suspensão no Uruguai e volta no lugar de Bruno Rodrigo, que fez uma partida razoável em Montevidéu, mas com falhas graves de posicionamento.


PH Ganso, com sua canhota preciosa, está de volta
Foto: Ricardo Saibun/Santos FC
 Assim, o Peixe entra em campo com a força máxima contra o Peñarol, para lutar pelo tricampeonato do continente, enquanto o time amarelo-e-preto tenta o seu sexto campeonato. O time uruguaio tem cinco títulos (1960, 1961, 1966, 1982 e 1987). O Santos, dois (1962 e 1963).

Sem falar nos riscos propriamente ditos de um jogo como esse, contra um adversário limitado tecnicamente, mas reconhecidamente perigoso, traiçoeiro e aguerrido, o outro risco é um possível oba-oba ou já ganhou, desdenhando os uruguaios, que no futebol conhecemos bem. Eu não gostei muito dessa cor que Neymar colocou nos cabelos, que me remete a uma outra final no Pacaembu, em 1995. Mas isso, claro, é neura de torcedor. Tampouco gostei das declarações do Coutinho, companheiro de Pelé em 62, que mais está parecendo opinião típica de corintiano de Santos (vocês podem ver essas declarações na mídia, especialmente no Uol).

Na chegada de Montevidéu, já em São Paulo, o volante-lateral Danilo falou rapidamente a repórteres, se disse otimista após o 0 a 0 fora de casa, e arrematou: "vamos terminar o serviço no Pacaembu". Adorei essa declaração.

Para terminar rimando, Neymar sempre foi provocador mesmo, e espero que, agora ao lado do craque e companheiro Ganso, com esse cabelo caju, ele esteja inspirado e seja decisivo como tem sido ao longo de 2010 e 2011. Que quebre as neuras e superstições de cor de cabelo e outras, que arrebente o tabu de 49 anos sem uma Libertadores, que vá pra cima deles e os destrua.

Atualizado à 00h21

5 comentários:

carmem disse...

Vai pra cima deles Santos! Não tô me aguentando de nervoso.

Victor disse...

#marbranco no twitter e no Pacaembu para o Santos ganhar a Libertadores pela terceira vez. Santistas coloquem a bandeira na janela, vistam a camisa do time. Vamos ser tri Santosssssssss !!!

Glauco disse...

E ainda faltam 11 horas e 40 minutos... Vamos ser tri, Santooos!

Roberto disse...

Eh... Mesmo sendo lusitano tb tô super nervoso. Não pelo que a lógica prenuncia mas pela surpresa improvável. Torco pelo Santos não só porque "é o Brasil na Libertadores" mas, principalmente, porque "é o Futebol na Libertadores"! Vamo lá Peixe!!!

Mayra disse...

Que emoção... Vai dar vocês!!