domingo, 27 de fevereiro de 2011

Diretoria age rápido, demite Adilson e torcida do Santos agradece


A torcida santista teve uma boa notícia neste domingo de clássico (o bom São Paulo 1 x 1 Palmeiras), com muita chuva na capital paulista. Adilson Batista caiu.
 Foto: Ricardo Saibun (detalhe) 
O site oficial do Santos F. C. divulgou a seguinte nota às 19:05 deste domingo:

Adilson Batista não é mais treinador do Santos FC. A decisão foi tomada após reunião entre presidência e Diretoria de Futebol.
“O auxiliar-técnico Marcelo Martelotte, que nas últimas semanas assistiu a jogos e estudou atentamente os adversários do Santos FC na Taça Libertadores da América, comandará o elenco no jogo desta quarta-feira (2) contra o Cerro Porteño, na Vila Belmiro
.”

Poucas vezes, como santista, vi a torcida comemorar a queda de um treinador com tamanha euforia. Eu terminei o post de ontem (à 00:19, aqui, ou logo abaixo), após o 1 a 1 com o São Bernardo na Vila Belmiro, dizendo: “Adilson Batista teria feito um favor ao Santos se tivesse pedido demissão hoje.”

A derrota para o Corinthians (aqui) e antes a lamentável apresentação contra o Táchira pela Libertadores (aqui) mostraram que Adilson não sabe armar, comandar, substituir e nem entender o que é o Santos Futebol Clube. O fato é que a diretoria do Santos está de parabéns, por ter sido rápido como a situação exigia. Com a saída do péssimo "igrejeiro" Adilson Batista, penso eu que o Santos volta a ter chance na Libertadores.

A lista de erros cometidos pelo comandante de 11 jogos e uma derrota é tão grande que eu não consigo entender como ainda pode haver os politicamente corretos que acham um absurdo sua demissão.

Erros fatais de Adilson Batista (*)

Li, em alguns sites, listas de erros cometidos pelo "professor", praticamente nenhum deles que não tenha sido mencionado esparsamente em posts aqui no blog.

Nem dá para dizer qual foi o pior erro. Mas a absoluta falta de padrão tático foi um dos principais. O treinador apelidado de professor Pardal  foi do 4-3-3 ao 4-4-2 com improvisações sem sentido, como, entre outros, o lateral Danilo no meio, enquanto Pará virou volante, até o 4-3-1-2. Com o elenco que tem, com os gastos do clube para montá-lo, era inadmissível para o torcedor que o time apresentasse o futebolzinho apresentado.

Ter deixado Felipe Anderson e o zagueiro Vinícius fora da Libertadores mostrou o obscuro lado dos interesses do técnico. Ele trouxe à Vila o goleiro Aranha, o volante Charles e o lateral Jonathan. Os dois primeiros não têm sequer condições físicas de jogar e o último está visivelmente mal. Diogo, contratado por sua indicação, até agora é uma negação. Enquanto insistia com seus apadrinhados, Zé Eduardo e Maycon Leite foram para o banco, dando lugar por exemplo a Róbson, jogador meia-boca que nunca agradou na Vila, desde os tempos quando era protegido de Vanderlei Luxemburgo.

E não me venha o Casagrande, como ouvi agora no Globoesporte, dizer que Adilson caiu tanto no Corinthians como no Santos porque são dois clubes onde há jogadores que mandam demais. Tenha dó. O descontentamento do elenco e dos principais líderes do time é decorrência da postura lamentável e incompetente do técnico, e não o contrário.

* Atualizado às 13:20

5 comentários:

Luciano disse...

Edu, acho q o Santos cai na primeira fase da Libertadores... (é serio)

Felipe Cabañas da Silva disse...

O Casagrande só fala merda. Dá raiva. É um grande ídolo da história corintiana, mas intelectualmente é um zero à esquerda. Quando fala alguma coisa menos imprestável são obviedades, e sempre se enrola todo pra falar, parece que tem uma batata quente na boca. É irritante. É um dos "jornalistas" bobais que é preciso abstrair.

Victor disse...

Agora vem o Ney Franco por 3 meses, técnico por job, uma nova modalidade de contratação.

Victor disse...

Mais dois nomes estão circulando> Vadão e Falcão. Quem será o próximo do time dos meninos?

Eduardo Maretti disse...

Victor, Vadão e Falcão seria o fim do mundo. Mas dizem que o fim do mundo só será em 2012, então não acredito nisso (por enquanto...)