domingo, 20 de fevereiro de 2011

Corinthians 3 x 1 Santos: crônica de uma derrota anunciada (com Adilson Batista não dá)

Não vi o jogo. Ouvi no rádio, primeiro na CBN, mas o som estava muito ruim (muita interferência dos raios que caíam?) e então mudei para o Oscar Ulisses. Como no início, pelo rádio, não estava entendendo direito a escalação do Santos, liguei para meu amigo Glauco, do Futepoca, que me informou que o Santos tinha Arouca, Rodrigo Possebon, Elano e Róbson, além de Diogo e Neymar.

Não entendo Róbson nesse time. Nem Diogo. Como não entendi três volantes contra o poderoso Táchira, da Venezuela. Róbson era queridinho de Vanderlei Luxemburgo – ou estarei enganado? – quando Luxemburgo argumentava que Neymar era um “filé de borboleta” e por isso precisava crescer muito ainda para ser titular.

O Peixe do gênio Adilson Batista continua sendo um Santos desfigurado, medroso, sem padrão tático, sem cara, indeciso, um time que não sabe se defende ou se ataca, e não faz nem uma coisa nem outra. Depois das apresentações lamentáveis, o treinador dá entrevistas evasivas, pífias, que não dizem nada (procurem por aí, eu não tenho saco para ocupar espaço com a tolice recorrente do cara). Vocês hão de convir que, num time no qual um Elano e um Neymar não rendem rigorosamente nada, algo deve estar errado. E aí você ainda ouve o radialista comentar que “Neymar não está jogando nada”.

Se era para o clube brigar pelo Zé Eduardo e pelo Maikon Leite, por que esses atacantes não jogam? (ou entram em situações estranhas, como Zé Eduardo substituindo Danilo no jogo de hoje). Andrés Sanchez não demitiu Adilson Batista à toa. O técnico está muito longe de ter a estatura para treinar um time grande como o Santos e é muito ruim mesmo.

Além da covardia tática, Batista não sabe substituir, e quando substitui, dá azar. Tirou Possebon para pôr Adriano, que em poucos minutos errou duas bolas e fez pênalti. Possebon tinha um amarelo, então vamos lá: uma substituição preventiva, troca-se seis por meia dúzia e... bum!, pênalti e gol do Corinthians, 2 a 1. E depois, 3 a 1. Com olé e tudo. Veja os gols.



Versão corintiana

Um comentário antecipado (antes deste post, colocado no post abaixo*) do companheiro Felipe Cabañas mostra que os corintianos estavam ansiosos antes e, depois, mal se continham com a vitória inesperada, e inesperadamente fácil. Disse Felipe:

“Não vi o jogo. Ouvi no rádio os últimos 15 minutos, e um dos comentaristas da CBN disse: ‘Como o Corinthians melhorou depois que saíram Ronaldo e Roberto Carlos’.

“Pena que foi tarde para a Libertadores. Mas também acho que o Corinthians melhorou. Joga mais leve. E não vejo o Jucilei como uma peça tão fundamental. O Paulinho tem entrado muito bem. A peça fundamental que o Corinthians perdeu de verdade do ano passado pra cá foi o Elias.

“Sempre soube que esse time do Corinthians não era ruim e com alguns ajustes e reforços tende a melhorar. Ganhar do Santos hoje desta forma pra mim prova o potencial desse time. Sei que dois gols foram de bola parada, mas a vitória me parece pra lá de convincente, embora eu não tenha visto o jogo.”

Corinthians 3 x 1 Santos
(Pacaembu, 20/02/2011 – Campeonato Paulista):

Santos: Rafael; Danilo (Zé Eduardo),Edu Dracena, Durval e Léo; Arouca, Rodrigo Possebon (Adriano), Elano e Róbson (Maikon Leite); Diogo e Neymar.

Corinthians: Julio Cesar;Alessandro, Wallace, Leandro Castan e Fábio Santos;Ralf, Paulinho, Morais (Luiz Ramirez) e Jorge Henrique, Dentinho (Bruno César) e Liedson.

Gols: Fábio Santos (23min) e Elano (41 min do primeiro tempo); Fábio Santos (de pênalti, aos 16min) e Liédson (aos 41 do segundo tempo).

PS* - um comentário de Leandro também no post abaixo dizia: "Diante deste quadro, não tem como o favoritismo santista ser apenas 'ligeiro'. Vejo um favoritismo amplo, ainda que clássico seja clássico, e vice-versa".

É isso aí, galera. Vou tomar a saideira. Boa semana a todos.

*Atualizado às 23:37

8 comentários:

Felipe Cabañas da Silva disse...

Cara... eu fiquei mesmo muitíssimo feliz com essa vitória. É o Santos de Neymar e Elano. Realmente o Santos está jogando pouco para o potencial do time, muito por causa do Adilson Batista mesmo, mas o Corinthians há duas semanas perdeu pra um time obscuro da Colômbia e agora deu olé num dos favoritos da libertadores. O mundo do futebol é mesmo sem pé nem cabeça às vezes.

E continuo achando o Santos um dos favoritos à conquista da libertadores. Vai ser preciso superar algumas limitações do técnico, porque elas realmente existem, mas é totalmente viável. Com Neymar 100% e Ganso no time novamente, com a personalidade que eles mostraram na época do Dorival, acho que o alvi-negro praiano pode engrenar novamente.

Lembro aos santistas que o Adilson Batista fez ótima campanha na libertadores em 2009 com o Cruzeiro, só não ganhou porque são coisas que só os deuses do realvado explicam. Estava com a faca e o queijo na mão. Empatou na Argentina em 0 x 0 e só faltava uma vitória simples no Mineirão pra levantar a taça. Justamente naquela ocasião se depositou totalmente a responsabilidade do fracasso nas costas dele, por ter mexido mal no time.

Uma outra coisa que é possível é trocar o técnico no meio da libertadores... hehe... o Inter fez isso no ano passado com o Fossati e levantou a taça no final. Mistérios do relvado...

Leandro disse...

Não tinha como ser otimista sabendo que, não bastasse tudo que aconteceu nas últimas semanas, não estariam em campo Chicão e Jucilei, dois que, ao lado de Elias anularam por duas vezes os meninos do Santos no ano passado, e que já tinham anulado também outros nomes de peso como Conca, Thiago Ribeiro, Montillo, D´Alessandro, Lucas...
Com o time extremamente remendado e enfraquecido em relação a 2010 que o Corinthians colocou no Pacaembu ontem, inevitável que a visão corinthiana fosse pessimista.
Desta vez, bom que aqueles apenas “esforçados” finalmente se esforçaram para um time e um clássico desta envergadura, e bom para o Corinthians que os mistérios do relvado (sobretudo nos clássicos) se fizeram mais uma vez presentes.
O problema é que este elenco e este dublê de técnico seguirão exigindo que São Jorge desça muitas vezes mais de seu cavalo...

Luciano disse...

365 dias sem perder um clássico.
5 anos sem perder um clássico no Pacaembu.

Jogo de golaços... Liedson é o cara... eu cantei a bola... (pergunta pro Gabriel)...

O cara jogou mto na primeira passagem pelo Corinthians...

O Neymar jogou??? É que ele esqueceu de dar um chapéu de bola parada nos nossos zagueiros...

Ah! jogou sim.... tomou um do Ralf (q categoria do meu volante hein)

Jogo é jogo... Clássico é clássico... (dificil ganhar do corinthians hein...)

Eduardo Maretti disse...

Felipe, sua sugestão de "trocar o técnico no meio da libertadores" é tão boa que parece a de um santista hehe.

E, veja, não sou só eu quem acha. Uma tradicional padaria de Santos, no Embaré, ponto de encontro de santistas, ostenta hoje uma faixa com os seguintes dizeres: “Muito faz quem não estorva!! Fora Adilson!!” (está aqui no link reduzido: http://bit.ly/einUcr).

O dono do estabelecimento disse à reportagem: "Deixar Zé Eduardo e Maykon Leite no banco não dá. Tem que parar de inventar."

Foi o que eu disse no post. E o sr.Carlos Eduardo Fernandes, dono da padaria, disse também: "Tem que parar de inventar", como eu tenho dito nos posts anteriores. Eu sou um gênio? Não, eu vejo o óbvio que toda a torcida vê, mas o professor Pardal não vê.

E, Leandro, foi a luta do seu pessimismo contra meu realismo. Eu tava vendo que ia dar Corinthians... Mas achava que poderia ser um jogo chato, tipo 0 a 0, indigno das tradições, porque Santos x Corinthians sempre fazem grandes jogos...

alexandre disse...

rapaz, que piaba tomou o santios, com esse técnico aí corre o risco de ficar pra traz na libertadores. O elenco pode salvar, mas é difícil sem um comandante respeitável. Esse A.B é fraquinho. Vamos considerar que o time do santos não levou muito a sério o clássico, com a cabeça no jogo de volta na libertadores. Ou levou? O Time do corinthians melhorou em função da queda na pré libertadores e a chegada do salvador Liedson, que joga bem, a saída dos cansados RC e Ronaldo. Realmente tá mais leve. Agora não teme a nada e pode ser campeão paulista.

Luciano disse...

Dudu... o Sr não comentar meu post é foda!!! O Sr, é um fanfarrão!rssss

Eduardo Maretti disse...

O que vc quer que eu comente, Luciano??? Neymar tomar chapéu do ... do... do ... Ralf???

Sem comentários - hehe

Anônimo disse...

Quem tem Ralf não precisa de Neynada.....

ETERNO 7x1 - todos tentam mas só o Corinthinas é grande!