domingo, 15 de novembro de 2009

Os gestos de José Serra

Foto: Eduardo Metroviche
Na sexta-feira, 13, estive no evento de inauguração da sede da Rede TV!, em Osasco. Passaram por ali algumas das maiores lideranças do país: o presidente Luiz Inácio Lula da Silva; a ministra chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff; o governador de São Paulo, José Serra (PSDB); o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab; o senador Aloizio Mercadante; a ex-prefeita paulistana Marta Suplicy; o ex-prefeito Paulo Maluf; o presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer; o prefeito de Osasco e pré-candidato ao governo de SP, Emidio de Souza, e vários representantes de seu staff e secretariado, entre outros.

Eu fiz a seguinte pergunta ao governador José Serra, na única vez na vida em que olhei essa estranha personalidade olhos nos olhos, de perto:

– Governador, alguns órgãos de imprensa ventilam a possibilidade de o senhor vir a não ser candidato à presidência da República...

O governador Serra mal esperou que eu terminasse a pergunta (e sequer terminei), deu dois leves tapinhas, “carinhosos”, digamos assim, em meu braço, deu-me as costas e saiu andando. Nenhuma palavra, apenas um sorriso sutil, de escárnio. A resposta à pergunta deste jornalista foi esse simples mas significativo gesto.

Curioso, o gesto, e os recorrentes gestos do governador paulista. Como todos os repórteres que não cantam a sua cartilha sabem, ele jamais responde a uma pergunta que não seja de seu agrado e aprovação.

O curioso é que, no curto discurso que fez para saudar a inauguração do novo endereço da Rede TV!, Serra ressaltou a importância da informação.

A informação, segundo ele, é fundamental para a democracia. Agora, a pergunta que não quer calar, e que o governador tucano não quis responder, é: Serra será candidato à presidência da República?

6 comentários:

Emerson Lopes da Silva disse...

Saudoso Edu, será que podemos entender o silêncio do senhor Serra À luz do velho ditado "quem cala consente" e, indo além, seguindo o Houaiss, interpretar este "consente" como sinônimo de "concorda"? Se a lógica acima tiver algum sentido, sua pergunta foi respondida, não acha? Abração do seu "foca" Emerson

Eduardo Maretti disse...

Sei não, Emerson. Teu raciocínio tem a ver, mas de José Serra não sei bem o que esperar. Não sei onde li recentemente, num blog, num site, não lembro, mas alguém defendia que começássemos a espalhar o seguinte bordão: "Eu tenho medo de José Serra!". Eu vou por aí.

Fernando Augusto disse...

Acredito que o gesto dele represente: "eu ainda não sei se vou ser candidato a presidente. Vou esperar as próximas pesquisas pós-apagão para decidir, pois se continuar nessa toada acho melhor me candidatar à reeleição aqui em São Paulo".

plinio rodrigues disse...

a resposta dele foi outra pergunta: Quem se importa?

Nicolau disse...

Na frase do discurso do Serra, faltou um trechinho subentendido: A informação QUE EU DECIDO DIVULGAR é essencial para a democracia. O resto, é claro, não importa.

Edu disse...

Oi, Nicolau!! Tudo certo? Cuidado, fala baixo, senão é capaz dele ouvir. Já estão dizendo por aí que é melhor não falar mal do governador e da grande imprensa, porque seu blog pode desaparecer!!!!! - he he