quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Visita de Ahmadinejad ao Brasil incomoda Obama

Lula e Ahmadinejad/ José Cruz - AgBr
Mais uma mostra de que o Brasil é cada vez mais e protagonista da política internacional. O jornal norte-americano The New York Times publicou ontem, 24 de novembro, a notícia de que o presidente norte-americano, Barack Obama, enviou, na segunda-feira, uma carta de três páginas ao colega brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva. O tema foi a visita do presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, ao Brasil, no mesmo dia. A matéria do diário é intitulada "Obama escreve ao líder do Brasil sobre o Irã".

Segundo o NYT, Obama não criticou Lula explicitamente por hospedar o iraniano, cujo país foi incluído por seu antecessor, George W. Bush, no eixo da mal, junto com Coréia do Norte e Iraque.

Na carta, o presidente dos EUA teria demonstrado confiar em que o brasileiro usaria a ocasião para manifestar apoio ao esforço internacional para levar o Irã a um compromisso sobre suas ambições nucleares e que o desenvolvimento da tecnologia para produzir energia atômica deve ter fins pacíficos e civis.

"Mr. da Silva na segunda reiterou seu apoio ao direito de o Irã desenvolver sua tecnologia nuclear para usar na produção de energia, como o Brasil está fazendo", disse o NYT. O jornal menciona ainda a "tensão" recente entre Brasil e EUA devido aos propósitos do governo Obama de militarizar ainda mais a Colômbia e também a questão de Honduras.

O presidente Lula ainda não havia respondido a carta e, segundo o jornal de Nova York, estava pensando em telefonar ao colega estadunidense. Em abril, num encontro do G-20, Obama se referiu ao presidente brasileiro dizendo: “Esse é o cara. Adoro esse cara. Ele é o político mais popular da Terra".

Veja a matéria do New York Times aqui

Um comentário:

Paciência 0 disse...

Pois é, e o nosso PIG continua entoando o mantra do complexo
de vira lata. Tá lôco!
Não admitem que um sem dedo converse, na mesma semana (pouco mais, pouco ou menos), com 3 dos protagonistas da história recente do Oriente Médio e que receba uma carta de 3 páginas do presidente do país mais poderoso da Terra; um sem dedo, um analfabeto, um pau-de-arara? Agente da história? Como pode? Não, isso a gente não pode deixar assim barato.
Vassalos, todos! Não sobra um!