Roman Polanski, o cineasta francês de origem polonesa, diretor de O Bebê de Rosemary, deve ser solto segunda-feira, sob fiança de 3 milhões de euros, pela justiça suíça.As informações são de que, monitorado eletronicamente, ele vai cumprir prisão domiciliar em seu chalé de Gstaad. O cineasta está preso na Suíça desde 26 de setembro, a pedido da justiça dos Estados Unidos, que quer sua extradição. Polanski é acusado de ter mantido relações sexuais com a Samantha Geimer, quando esta tinha 13 anos, em 1977. A então menina teria sido drogada e alcoolizada.
O paradoxal desta história é que a própria Samantha parece ter perdoado o cineasta. Para ela, a mídia é a atual vilã da história. Como lembrou o crítico Ricardo Kalil em seu blog, ela abandonou oficialmente as acusações contra Polanski, defendeu um Oscar de melhor diretor ao cineasta por O Pianista (2003) e declarou que ele já pagou o preço pelo crime.
E disse mais: ao jornal New York Daily News, declarou: “Eu sobrevivi a quaisquer danos que o senhor Polanski pode ter me causado quando criança. Superei isso há muito tempo. Ele fez algo horrível comigo, mas foi a mídia que arruinou minha vida. A publicação continuada de detalhes sobre o caso fere a mim, a meu marido, filhos e mãe”.
Aos 76 anos, Roman Polanski segue uma vida de tormentos, como tem sido desde sua juventude. Em 1969, sua linda mulher, a atriz Sharon Tate, foi barbaramente assassinada, aos oito meses de
gravidez, por um grupo de satanistas liderados por um homem chamado Charles Manson.
Polanski e Sharon Tate

Na foto ao lado, Polanski e Sharon, em foto tirada há 40 anos e que será leiloada pela casa de leilões Christie's em 7 de dezembro, em Nova York.
Os místicos buscam associações com o sobrenatural para sua trajetória. Um ano antes do crime, em 1968, Polanski havia feito sua obra prima O Bebê de Rosemary, que conta a história de um jovem casal (interpretado por Mia Farrow e John Cassavetes) que se muda para um prédio habitado por estranhas pessoas. Estas vão se revelando adoradoras do demônio. A jovem (Mia Farrow) é drogada, concebida e dá à luz uma criança: o filho das trevas.
Detalhe: o filme teve como locação o edifício Dakota, onde moraram Judy Garland e Boris Karloff. O Dakota foi cenário de O Bebê de Rosemary e do assassinato de John Lennon, que morava em um apartamento com Yoko Ono. Lennon foi assassinado por Mark David Chapman em 8 de dezembro de 1980 em frente ao edifício.
PS - Segundo o ministério da Justiça da Suíça, Polanski deve continuar preso até sexta-feira. A justificativa é que ele ainda não depositou os 3 milhões de euros (R$ 7,8 milhões) relativos à fiança. O ministério afirmou nesta terça-feira, 1°, que o pagamento deve ser feito nos próximos dias.
Filmografia de Roman Polanski (como diretor)
Oliver Twist (2005)
O Pianista (2002)
O Último Portal (1999)
A Morte e a Donzela (1994)
Lua de Fel (1992)
Busca Frenética (1988)
Piratas (1986)
Tess - Uma Lição de Vida (1979)
O Inquilino (1976)
Chinatown (1974)
O Bebê de Rosemary (1968)
A Dança dos Vampiros (1967)
Armadilha do Destino (1966)
Repulsa ao Sexo (1965)
A Faca na Água (1962)
Atualizado às 18h39 de 1° de dezembro



.jpg)

La main du Dieu de Thierry Henry deu a vaga à França na Copa do Mundo de 2010. Num jogo dramático, em que precisava apenas do empate, os franceses, em casa, perdiam da Irlanda até os 12 minutos do primeiro tempo da prorrogação. Mas, após uma cobrança de falta da intermediária, a bola passou pela defesa dos britânicos e Henry fez um dos gols mais escandalosamente ilegais de que eu me lembro: além de já estar impedido no momento do lançamento, o francês não só matou como ainda ajeitou a bola para cruzar na cabeça de Gallas, que empatou o jogo. A França havia vencido a partida de ida, na Irlanda, por 1 a 0.




