quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

São Paulo campeão da Sul Americana: título marcado pela violência


“...al final del primer tiempo hubo jugadores agredidos y que los amenazaron con armas de fuego.”

A violência contaminou a final da Copa Sul Americana, vencida pelo São Paulo ao bater o Tigre da Argentina por 2 a 0. Os argentinos, que não voltaram para o segundo tempo, acusam o Paulo F.C. e a Polícia Militar de usarem de violência, intimidar sua equipe, inclusive com arma de fogo (não se sabe ao certo se de seguranças do clube ou se da PM).

O presidente do clube argentino, Sergio Massa, disse: “Es una de las páginas más vergonzosas del fútbol brasileño. Vinimos a jugar un partido, no una guerra… Se tuvieron que comer un arma de fuego en el pecho y hay jugadores con puntos de sutura…”

Fora as aspas em espanhol, reproduzo trecho de matéria do Uol:

Segundo alegou a assessoria de comunicação do Tigre, os jogadores do clube foram recebidos aos socos e pontapés pelos seguranças do São Paulo ao chegarem no vestiário (...) e a PM também partiu para a violência, e armas foram sacadas, o que gerou a iniciativa de não voltar a campo para o segundo tempo (...) O fato foi negado pelos são-paulinos.

Enfim, ouvi no rádio entrevistas de gente do staff do Tigre e parece que o clube e torcida argentinos, que foram recebidos a pedradas pelos são-paulinos, precisam ser ouvidos. A violência protagonizada contra os argentinos precisa ser apurada.

Sobre futebol




Depois de quatro anos sem um título nem de campeonato de botão, o São Paulo ganha a Copa Sul Americana e a torcida comemora como se fosse uma Libertadores.  Como dizia um amigo meu, “título é título”. Comemore-se! Eu mesmo “comemorei” a Recopa Sul Americana que o Santos levantou este ano, na final contra o chileno Universidad de Chile  no dia 26 de setembro, mas, tempos depois, precisei ser lembrado do fato pelo companheiro corintiano Felipe Cabañas...

Mas a Recopa pelo menos tem um glamour. Já a Sul Americana só serve para uma coisa: classificar à Recopa, sem contar, claro, a recente norma que também classifica o campeão da competição à Libertadores (o que, no caso do São Paulo, nada significa, já que o Tricolor já estava na Libertadores de 2013 por sua quarta colocação no Brasileiro). Sendo assim, Corinthians x São Paulo farão a disputa pelo título da Recopa no ano que vem. Bacana.

Após o título Brasileiro de 2008, o Tricolor continua, sim, devendo um título importante a sua torcida.

Um comentário:

Felipe Cabañas da Silva disse...

Lamentável. Não quero me apressar em fazer um julgamento sobre o São Paulo, até porque sei que time argentino não é flor que se cheire. Mas comemorar um título (menor, como bem colocou o Edu) com apenas meio jogo disputado me parece deprimente. A expulsão de Luís Fabiano, mal o jogo tinha começado na Bombonera, já mostra para mim que esse discurso do São Paulo de que só os argentinos provocaram e perderam a cabeça não cola. O São Paulo também estava pilhado desde o primeiro minuto de jogo da decisão. E não precisava disso. Alguém tem dúvida de que o São Paulo tem muito mais time que esse timeco de Buenos Aires que está nas últimas posições do campeonato argentino? Parece que o próprio São Paulo tem. Interessante. Sintomático. Me parece que a aristocracia do Jardim Leonor, talvez pelo jejum de 4 anos, perdeu um pouco da empáfia característica com que sempre tratou o mundo à sua volta. Vamos ver se eles voltam ao topo, mesmo perdendo o Lucas, ou se essa copita e a vaga na libertadores são apenas um alento para um clube que até pouco tempo atrás era tido como "em crise".