terça-feira, 25 de dezembro de 2012

A Santo Amaro da Purificação de dona Canô


Em 2007 estivemos em Santo Amaro da Purificação, a 71 quilômetros de Salvador, no Recôncavo. Estávamos na capital da Bahia, e naquele dia resolvemos conhecer a famosa cidade de dona Canô, mãe Caeteno Veloso e Maria Bethania, que morreu nesta terça-feira do Natal de 2012.
Cheguei a tentar uma entrevista com aquela mulher que de fato era uma celebridade (qualquer pessoa no município de cerca de 60 mil habitantes sabe indicar onde é a casa dela). Não tinha marcado nada, pois fomos para lá porque naquela manhã "deu na veneta" de ir. Toquei campainha na casa número 179 da avenida Vianna Bandeira, dizendo que era jornalista de São Paulo e uma jovem muito bonita, como uma personagem de Jorge Amado, atendeu e muito educadamente disse que dona Canô estava descansando (era por volta do início da tarde), e que se eu fosse no dia seguinte de manhã...
Bem, no dia seguinte não fui, tinha outros compromissos, como por exemplo embarcar para São Paulo. Seja como for, as fotos abaixo são de Santo Amaro: a casa de dona Canô, na avenida Vianna Bandeira; um detalhe da famosa feira de Santo Amaro, que é enorme e famosa em todo o nordeste; e a rodoviária da pequena cidade.

Fotos: Edu Maretti/Clique para ampliar
A casa de dona Canô




A famosa feira de Santo Amaro, no Recôncavo Baiano




A rodoviária da cidade

3 comentários:

Fernando Augusto disse...

Fui a Salvador nessas férias, lembrei que você gosta muito de lá.
Eu adorei, pretendo voltar.

Abraço

Eduardo Maretti disse...

Pois é, Salvador, a terra de Nosso Senhor... A última vez que fui para lá deu vontade de ir ficando... É uma cidade incrível!

Fernando Augusto disse...

Fui ao Bonfim um dia depois da lavagem. Também visitei o forte Mont Serrat, que fica ali perto.

Estava bem colorido por causa da procissão. http://imageshack.us/photo/my-images/850/20130121113240.jpg/