domingo, 5 de fevereiro de 2012

Santos x Palmeiras não promete muito com Felipão e Muricy no banco


Confira abaixo a retrospectiva dos últimos anos


Hoje tem um Santos x Palmeiras meio borocoxô. O clássico de grande tradição e jogos memoráveis terá no banco Muricy Ramalho contra Luiz Felipe Scolari, o que diminui muito a beleza do futebol tradicional da academia verde e do futebol alegre alvinegro. Fora isso, início de temporada, e consequentemente times ainda muito aquém da melhor forma física, principalmente o Santos, cujos titulares só voltaram a jogar na última quinta-feira, com fraca atuação frente ao Oeste (1 x 1). Além do mais, a partida, que deveria ser na Vila, perde a magia em Presidente Prudente.

Jogo "pegado" deve prevalecer com Muricy e Felipão

O clássico tradicionalmente é imprevisível e sua história é repleta de grandes partidas. Mas, com Felipão e Muricy no banco, não creio que a tradição se confirme. A ver.

A retrospectiva mais recente

No segundo turno do Brasileirão de 2010, ao fazer 1 a 0 na Vila (gol de Borges), o Santos finalmente pôs fim a um jejum contra o rival Palmeiras, a asa negra santista entre os grandes do futebol paulista. Depois da vitória do Peixe em abril de 2009, na semifinal do Paulistão, foram sete partidas em que o Verdão empatou ou venceu.

2009

Paulistão
Palmeiras 4 x 1 Santos
Palmeiras 1 x 2 Santos (semifinal)
Santos 2 x 1 Palmeiras (semifinal)

Brasileiro
Palmeiras 1 x 1 Santos
Santos 1 x 3 Palmeiras

2010

Paulistão
Santos 3 x 4 Palmeiras

Brasileirão
Palmeiras 2 x 1 Santos
Santos 1 x 1 Palmeiras

2011

Paulistão
Santos 0 x 1 Palmeiras

Brasileiro
Palmeiras 3 x 0 Santos
Santos 1 x 0 Palmeiras

Na década

Nesta década, a vantagem é alviverde. Destaque para 2002, quando o Peixe foi campeão brasileiro mas, mesmo com Diego e Robinho, não passou de 1 a 1 com o Verdão na Vila (o campeonato era de turno único e só houve um jogo). Em 2003, o Palmeiras jogou a segunda divisão do Campeonato Brasileiro e não houve duelo entre os times, já que eles não se encontraram pelo estadual.

Em 2004, 2 a 2 pelo Paulistão e, pelo Brasileiro, ano em que o Santos seria novamente campeão nacional, o Alviverde de Vágner Love enfiou 4 a 0 em plena Vila Belmiro no primeiro turno. No returno, 2 a 1 para o Peixe na capital. Mas o Santos não era mais o time de Robinho e Diego (que nunca bateu o rival).

Um comentário:

Paulo M disse...

Esperar mais umas duas semanas para a estreia dos clássicos em São Paulo seria ideal, pois os times ainda estão em fase de pré-temporada em pleno campeonato, mas a rede global, na ânsia de valorizar a adrenalina de seus telespectadores fiéis, não pode esperar.
Outros estaduais já inauguraram seus clássicos em 2012, com destaque para o Náutico 2 x 2 Santa Cruz (cartão vermelho pro juiz da partida), ontem, nos Aflitos. Tomara este Santos vs Palmeiras seja digno da tradição. Acho que não promete muito: além dos motivos apontados pelo blog, o calor de Presidente Prudente deve esfriar um pouco os ânimos dos atletas.