quarta-feira, 16 de junho de 2010

Futebol da seleção de Dunga promete sofrimento

Márcia Feitosa/VIPCOMM
Kaká, o insubstituível (quem o substituiria entre os 23?), não apareceu. O time de Dunga jogou com três (três) volantes contra a Coréia do Norte: Felipe Melo, Elano e Gilberto Silva. O nome deste último mal foi ouvido nos 90 minutos de jogo. Uma nulidade diante de uma retranca militar.

Robinho (que saudade do Santos!) jogou bem, tentou, solitário num deserto; deu até o passe
magistral para Elano fazer o segundo gol, mas lutou sem apoio de um meio de campo lamentável e na companhia de um Luís Fabiano fora de forma e apático.

O goleiro norte-coreano não fez sequer uma (uma) defesa no primeiro tempo, que acabou 0 a 0.

Aos 10min do segundo tempo, Maicon fez um gol espírita para abrir a porteira do exército vermelho e consolidar uma vitória que, como diria Nelson Rodrigues, já estava escrita nas estrelas, mas aconteceu de maneira pobre e decepcionante. Elano fez 2 a 0 aos 26 e Ji Yun Nan descontou aos 42. Com certeza, Ji Yun Nan entra para a história da Coréia stalinista.

Citando Paulo Vinícius Coelho: a Itália empatou com o Paraguai; a Holanda ganhou da Dinamarca; a Argentina bateu a Nigéria, que tem tradição; a Inglaterra empatou com os Estados Unidos, que não são bobos (digo eu).

E o Brasil de Dunga? Se empatar com Portugal ou Costa do Marfim, vai ficar numa situação complexa. Não sei não. Era o que eu tinha a dizer sobre a estréia da seleção brasileira na África do Sul.

Veja os gols de Brasil 2 x 1 Coréia do Norte:

5 comentários:

Felipe Cabañas da Silva disse...

Concordo em gênero, número e grau. Se o Brasil ganhar essa copa vai ser com muita prorrogação, lágrimas e pênaltis. Quero ver o Brasil pegar uma Alemanha do jeito que está jogando e tomar um sarrafo histórico. Vai ser bom pro Dunga se aposentar logo de uma vez.

ALEXANDRE disse...

POSSO ME ENGANAR, MAS SINTO QUE ALGUM FIASCO ESTÁ POR VIR DESSA SELEÇÃOZINHA MEDÍOCRE.

Nicolau disse...

No geral, assino embaixo, Edu, a coisa vai ser sofrida, principalmente contra equipes que joguem fechadas. Só discordo de uma coisa: Elano não é volante, po. No Santos, jogou até de centroavante, mas era, exatamente como hoje, um falso ponta direita, que atacava e voltava para armar o jogo e ajudar a marcação no meio. Não é um super craque, mas joga bem.
O principal problema, pra mim, é a falta de qualidade dos dois volantes. Dois caras mais técnicos e rápoidos poderiam dar mais opções de ataque e ajudar mais na pressão. Temos vários bons volantes por aí, mas cito Arouca e Elias como exemplos, pra pegar um do seu time e um do meu, hehe. Mas poderia ser Ramires, Hernanes, Lucas, Denilson e sei lá mais quem. Pensando em quem já está lá, acho que Ramires no time na vaga de um dos dois brucutus ajudaria.
Abraço!

Eduardo Maretti disse...

Nicolau, você tem toda razão quanto ao Elano. No Santos de 2002, Paulo Almeida e Renato (Renatinho para os íntimos - hehe) eram os volantes. Só que Elano é um jogador tão versátil que, num mesmo jogo, ele pode derivar de uma posição de volante mesmo à de um meia, pode cair pela direita ou pela esquerda, apoiar ou defender por um lado ou outro. NO Santos do início de 2004, Emerson Leão cansou de usá-lo como lateral direito (um desperdício). É um baita jogador. Mas também marca muito bem, ao contrário do que muitos dizem, e na seleção de Dunga deriva de uma posição de terceiro volante para a de meia e vice-versa(pelo menos vejo assim). Por isso pus isso lá. E também pra cornetar o Dunga, pô! Mas você tem razão. Justiça seja feita a Elano, até porque é um de meus maiores ídolos no futebol!

E, Alexandre, tb tenho essa sensação de um fiasco iminente. Mas, tb, posso estar enganado.

abraços

Nicolau disse...

Todo apoio à cornetada no xará de anão, que soem as vuvuzelas!