sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Brasil pega Costa do Marfim (de Drogba!) e Portugal na Copa do Mundo

Brasil x Coréia do Norte é a estréia do time de Dunga na Copa do Mundo. Mais moleza do que isso, impossível. Depois, pega a Costa do Marfim, jogo que pode ser difícil, considerando que o time africano terá o apoio da torcida local e conta com um dos melhores atacantes do mundo: o genial Didier Drogba, do Chelsea. (Eu detesto esse time do bairro nobre de Londres, mas recentemente me surpreendi torcendo por ele por causa do Drogba. Como joga bola!).

Finalmente, o Brasil enfrenta nossos patrícios. O jogo com Portugal de Cristiano Ronaldo, outro dos grandes avantes do mundo, será dia 25 de junho. Já pensaram? Se alguma dificuldade acontecer contra a Costa do Marfim (o futebol africano é muito envolvente), o time brasileiro terá uma decisão contra Portugal, dos brasileiros naturalizados Pepe, Deco e Liédson.

Seria sensacional um jogo como esse, se for decisivo, apesar da patriotada do sempre insuportável Galvão Bueno e seus asseclas, com aquela torcidinha idiota para tudo ser muito fácil e sem graça. Por eles, seríamos campeões sem jogar. Que tédio.

A Argentina ficou num grupo aparentemente mais fácil do que o nosso: tem a companhia de Nigéria, Coréia do Sul e Grécia.

Mas, com o futebolzinho que estão jogando, os hermanos podem se complicar, porque a Nigéria é sempre perigosa e a Grécia é um time cujo esquema tático é algo como 4-5-1, no máximo, variando para o 5-5-0 ou 4-6-0, de vez em quando. Às vezes, ganham numa cobrança de escanteio, como bem lembram os portugueses, que perderam a final da Eurocopa de 2004, para os gregos, justamente assim.

Sobre a França, de quem somos fregueses, muita gente queria evitá-la. Eu não. Só acho que tem que amarrar as mãos do Thierry Henry, a única coisa que se salva lá.

Veja os grupos da Copa 2010:

Grupo A
1. África do Sul
2. México
3. Uruguai
4. França

Grupo B
1. Argentina
2. Nigéria
3. Coreia do Sul
4. Grécia

Grupo C

1. Inglaterra
2. Estados Unidos
3. Argélia
4. Eslovênia

Grupo D
1. Alemanha
2. Austrália
3. Sérvia
4. Gana

Grupo E
1. Holanda
2. Dinamarca
3. Japão
4. Camarões

Grupo F
1. Itália
2. Paraguai
3. Nova Zelândia
4. Eslováquia

Grupo G
1. Brasil
2. Coreia do Norte
3. Costa do Marfim
4. Portugal

Grupo H
1. Espanha
2. Suíça
3. Honduras
4. Chile

5 comentários:

Paulo Maretti disse...

Acho que a Costa do Marfim não "güenta" o Brasil, não. Quando vir do outro lado a camisetinha amarela e o calção azul, amarela. Não dá outra. Se a Sérvia não amarelar (o Pet bem que podia entrar no time), acho que esse grupo da Alemanha pode ser um pouco mais emocionante, só que dessa vez parece que não tem nenhum "grupo da morte". Vai ficar melhor mesmo no mata-mata. Pena que a África do Sul se deu mal. É uma anfitriã simpática, mas o Parreira, contra Uruguai e França (que está na Copa graças a um juiz míope -- que absurdo!), não vai além da primeira fase.

Eduardo Maretti disse...

Paulo, concordo com sua observação: "dessa vez parece que não tem nenhum grupo da morte". O engraçado é a mídia buscando isso, uma quase histeria pra saber qual é "o grupo da morte". Não tem nenhum. Os grupos estão equilibrados, mais ou menos equivalentes.

Mas esse tal de Drogba, não sei se você acompanha... o nego joga uma barbaridade. Sou fã do cara. Dá uma olhada nos jogos do Chelsea procê ver. Não consigo ver nenhum "camisa 9", digamos assim, tão espetacular.

Também acho que "a Costa do Marfim não güenta o Brasil". Mas futebol é uma caixinha de surpresas - he he

Unknown disse...

o grupo mais emocionante na minha opinião será o da Argentina. me lembrou uma certa copa em que a argentina caiu no grupo da grécia na primeira fase e um certo baixinho barbarizou todo mundo. Até ser pego no antidoping, claro. haha

Unknown disse...

engraçado... agora que fui ver... em 1994 não era só a grécia que estava no grupo da argentina. a nigéria também... E me lembro que até o doping do maradona a argentina era tida como a favorita... será que os hermanos vêm pra barbarizar de novo? Time pra isso eles têm...

Eduardo Maretti disse...

É verdade, Felipe, boa lembrança. Coincidências interessantes. E Maradona de novo na fita, agora como (péssimo) treinador. Na época a Argentina tava jogando um bolão. Depois do doping, despencou. Mas no ano que vem não sei não. A não ser que mude tudo, que Maradona caia, acho que não vai dar pra eles. Tão jogando muito mal.