sábado, 15 de janeiro de 2011

O velho Paulistão para curar a síndrome de abstinência

Adilson, Carpegiani, Felipão e Tite: quem ganha?
O Campeonato Paulista de futebol, que alguns chamam de “Paulistinha”, começa neste fim de semana, para abrir a temporada e saciar os torcedores com síndrome de abstinência. Os que menosprezam o Paulistão só fazem tipo, mas claro que querem ganhar o título, que aliás é mais difícil do que muitos campeonatos da Europa exibidos ao vivo pela TV a cabo com pompa, produção e patrocínio. Até os campeonatos russo, português, holandês, por exemplo, que são medonhos, tem gente que assiste.

Regulamento 
O regulamento do Paulistão 2011 mudou em relação ao ano passado. Agora, terminada a fase de classificação, ao invés de quatro, classificam-se os oito times melhor colocados para os mata-matas: haverá quartas-de-final, semifinal (decididas em partida única) e final, esta em dois jogos (ida e volta).

Nas quartas, o primeiro colocado na primeira fase enfrenta o oitavo, o segundo pega o sétimo e assim por diante. As quartas e a semifinal serão decididas nos pênaltis se a partida terminar empatada. Na final, se após os dois jogos as equipes terminarem iguais em pontos e saldo de gols, a decisão também será nos pênaltis.

Eu gosto do estadual, mas é uma estupidez esse regulamento: 20 times (4 grandes, um médio, a Lusa, e 15 pequenos) jogam 19 rodadas para no fim oito se classificarem! É um modo burro de ocupar todas as datas do calendário, ao invés de se fazer uma tabela mais enxuta preservando os times para a Libertadores e Copa do Brasil. Quem faz o regulamento? A TV Globo para ocupar todos os buracos de suas tardes de domingo? Claro.

Os times

Falando dos times propriamente ditos, não vejo favorito claro ao título. Mas Santos e São Paulo, pela ordem, têm mais chances.

O Palmeiras está enrolado com a eleição do dia 19 e o ambiente politicamente conturbado, eternamente fratricida, sem falar do fraco elenco do time. Acho que as esperanças alviverdes devem ser pequenas. Sozinho, Felipão não pode fazer milagre.

O Corinthians é uma incógnita: disputa a repescagem da Libertadores contra o colombiano Tolima dias 26 de janeiro e 2 de fevereiro como favorito, mas o a posteriori é que ninguém, nem a Fiel, sabe o que será. Sem William e Elias, é comandado pelo técnico Tite, muito limitado, um treinador taticamente entre defensivo e hesitante, além do discursinho mais parecido ao de um falso profeta do que de um treinador do Corinthians. Acho o Tite meio ridículo.

O São Paulo, que parece meio morto no início da temporada, tem dois trunfos importantes: 1) vai dar finalmente espaço aos meninos de sua base (o que o fez grande no início dos anos 90), com destaque para Lucas (jovem craque de muito futuro) e Casemiro, e pode surpreender; 2) por estar em reformulação, vai jogar sem muita responsabilidade.

O Santos, atual campeão paulista, tem o time mais forte dos quatro grandes. O técnico Adilson Batista diz que não vai priorizar Libertadores e quer o Paulista e todos os títulos. Discurso perigoso, pois o próprio Adilson precisa provar que é capaz de segurar a grandeza do Santos. O time tem Arouca, Elano, Neymar, Ganso (ainda em recuperação), contratou o lateral-direito Jonathan e disputará o estadual sem obrigação de ganhar, o que é também um trunfo.

Corinthians x Portuguesa é o jogo mais interessante da primeira rodada. A Lusa pode surpreender no campeonato. Ou não. Da Lusa, tudo ou nada sempre se espera.

Os jogos de estréia dos cinco times grandes (quatro mais a Lusa) no Paulistão 2011 são os seguintes:

Sábado – 19h30
Linense x Santos
Palmeiras x Botafogo

Domingo – 17h
Mogi Mirim x São Paulo
Corinthians x Portuguesa (Pacaembu)

Os campeões paulistas no século XXI

2001 Corinthians
2002 Ituano
2003 Corinthians
2004 São Caetano
2005 São Paulo
2006 Santos
2007 Santos
2008 Palmeiras
2009 Corinthians
2010 Santos

Nenhum comentário: