sexta-feira, 12 de março de 2010

Pitbull pode ser extinto no Brasil. Oxalá

Segundo matéria do repórter Leandro Conceição, do jornal Visão Oeste, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado deve votar em breve um projeto de lei (PL) que “proíbe a reprodução dos pitbulls e institui esterilização obrigatória dos machos”.

A médio prazo, se o projeto virar lei, isso significará a extinção da raça pitbull (que alguns preferem grafar pit bull) no país. A reportagem consultou defensores dos direitos dos animais, e até o advogado criminalista Fernando Fernandes, que acusa inconstitucionalidade no projeto. De acordo com ele, “o artigo 225 da Constituição Federal (CF) veda expressamente a extinção de qualquer espécie”.

Mas, data vênia, justamente o citado artigo 225 da CF , em seu inciso VII, respalda o projeto que eu, particularmente, apoio. O dispositivo constitucional veda expressamente “as práticas que (...) provoquem a extinção de espécies”. Ora, o pitbull não é uma espécie, e sim uma raça, cuja ferocidade já a fez ser banida de países como Noruega e Dinamarca. Na Inglaterra, as informações são de que o cão só pode ser criado com autorização judicial. No Brasil, esses cães ainda atacam, mutilam e matam pessoas e ainda têm o apoio de associações de defesa do direito dos animais. Fala sério.

O projeto do senador Valter Pereira (PMDB-MS) não tem nada de inconstitucional.

Como cidadão, espero que o Congresso Nacional tenha o bom senso de fazer esse projeto virar lei.

8 comentários:

Paulo M disse...

Já ouvi outras vezes isso, anos atrás, e até agora nada. Eu mesmo trabalho com um cara (o Zenário Oliveira) que foi brutalmente atacado, um dia desses, por dois pitbulls enquanto passeava com seu cachorrinho, que tb foi ferido. É pura brutalidade. E acho que outras raças, como o Rottweiller (se não me engano o cachorro com o qual há o maior número de ocorrências), também têm de estar na mira.

Felipe Cabañas da Silva disse...

concordo.
agora, é fato que toda regra tem suas exceções. conheci um pitbull muito dócil certa feita, e quem me conhece sabe que a família tem um poodle particularmente feroz... engraçado que não consigo ver o rottweiller como pior que o pitbull... conheci vários rottweillers bonzinhos... há outras raças que me parecem que se bem criadas podem ser muito dóceis, inteligentes, companheiras e afetivas, como o pastor alemão e o weimaraner... as piores, na minha opinião, são, doberman, fila e pitbull...

gbel disse...

A lei na Inglaterra proibe a venda e a criacao da raca American Pitbull Terrier.
Atualmente ha planos para mudar a lei pois nao funcionou ja que ainda existe varios cachorros desta raca.
Eu moro na Espanha onde qualquer cachorro com mais de 25 quilos e considerado potencialmente perigoso e necessita focinheira, correa e seguro de responsabilidade civil. Tambem e preciso registrar com a prefeitura local e o dono deve receber um exame psicologico.
Antes de resgatar meus dois pitbulls da carrocinha, eu pensava como o resto do mundo que essa raca seria muito agressiva e sanguinaria. Como eu estava errada.
Depois de muita pesquisa, meu noivo, que e Ingles, me convenceu em resgatar-los e hoje eu nao me arrependo, sao os melhores cachorros do mundo.
Eu acredito que os responsaveis sao os donos. Nao importa que raca seja, nas maos erradas qualquer cao pode ser uma arma.
E necessario um sistema nacional de registro de caes e gatos com microchip, passaporte, e se for o caso de racas potencialmente perigosas, seguro e exame psicologico.
Eu creio que maioria dos donos de Pitbull gostariam de provar ao mundo como e uma injustica a fama desta raca. Eu, meu noivo e meu irmao ja fomos atacados por pastores, poodles e rottweiler e nao gostariamos de ver estas racas destruidas, a responsabilidade e dos criadores.

Eduardo Maretti disse...

gbel, obrigado por sua visita e comentário. Eu, particularmente, continuo achando que a raça pitbull é potencialmente nociva e ameaça a segurança das pessoas. Muitas pessoas argumentam que "a responsabilidade é dos criadores",mas os ataques desse cão são muito comuns e, quando ocorrem, matam ou causam e enormes ferimentos. Muitos relatos dão conta de que o cachorro "era tão bonzinho", e de repente algo o torna furioso... O cão, aliás, surgiu do cruzamento de bulldogs com outras raças justamente para ser cão de ataque e de rinha. Enfim, se dependesse de mim, esses cães seriam extintos.

um abraço, volte sempre
Eduardo

gbel disse...

O Pitbull e uma raca americana que era usado como working dogs. Hoje em dia e usado como cao terapia em lugares como Nova Zelandia e EUA.
Nuinca se escuta casos de rottweilers, pastores e ate border collies que atacam criancas e adultos. E obvio para mim que qualquer cachorro e capaz de causar estrago, quanto maior o cao maior a mordida.
Nos como donos de cachorro temos de ser responsaveis por eles como somos responsaveis por nosso filhos.
Para escolher uma raca, tem que avaliar que tipo de vida voce tem, nao qual parece mais bonito. Eu tenho uma amiga que tem 2 Bull terrier ingles, o que tem o nariz engracado, e ela nunca teve cachorro antes, o escolheu por que parecia legal. Hoje ela encontra muitos problemas com eles. Ela nao tem a forca ou experiencia suficiente para lidar com eles resultando em duas brigas com outros cachorros inclusive entre eles mesmos. Na minha opiniao, e ela e minha amiga, ela nao deveria ter uma raca que necessita muita experiencia e extra vigilancia.
Eu tive cachorros toda minha vida e nunca colocaria meus cachorros em uma situacao onde possa haver perigo para eles ou outras pessoas, isso e ser responsavel! Mesmo que eu sei que meus cachorros sao bem treinados, eles ainda sao animais que podem ser imprevisiveis

Anônimo disse...

É difícil entender o q se passa c as pessoas.
Há alguns dias atrás dois pitbulls atacaram uma menina de tres anos de idade,foi salva pois o macho foi morto p um policial e a fêmea q tb levou um tiro foi salva pela veterinária por estar prenhe.
Meninas nessa faixa etária são as principais vítimas desse cão. Ele ataca ao farejar substâncias q o corpo humano libera qdo alguém sente medo.
Como é possível alguém defender um animal q é uma ameaça constante, se alguém sente medo é atacado, então o q fazer ficar em casa andar vestido c armaduras de ferro ou usar substancias psicotrópicas p mascarar o medo desses animais?
Já q permitem a criação de pitbulls gostaria muito de poder criar uma onça em casa, desde q ela esteja bem alimentada não irá atacar ninguém, ao contrário do pitbull q mata justamente quem é mais indefeso...

Junior Baia disse...

Acredito que um bom jornalismo (não estou citando esse blog) deve se ater não somente a discursos sem fundamentos técnicos como: "cão criado em laboratório" ou outras afirmações a respeito da raça. Eu tb era totalmente contra e por um acaso acabei sem querer mesmo criando um cão da raça pit bull (e o pior, sem registro nem procedência) e hoje não consigo viver sem, seja na cidade, seja no campo quando entra na canoa e viaja sempre ao meu lado como guardião e companheiro.

mas vamos ao fato, se tem que se exterminar precisamos começar pela ordem:

Ranking dos cão que mais atacam pessoas.
1º Dachshund
PORTE: cerca de 25 cm (o peito) e 7kg.
TEMPERAMENTO: amigável, nem nervoso, nem agressivo.
AGRESSIVIDADE: 20, 6% atacam estranhos;
5,9%, os donos;
17,6%, outros cães.
DETALHE: é o cão que mais ataca pessoas.
2º Chihuahua
PORTE: cerca de 15 cm e entre 1,5 kg e 3kg.
TEMPERAMENTO: rápido, alerta, cheio de vida e muito corajoso.
AGRESSIVIDADE: 16,1% atacaram estranhos;
5,4% os donos;
17,9%, outros cães.
DETALHE: é o cão que mais sente medo.
3º Jack russel terrier
PORTE: de 25 cm a 30 cm e entre 5 kg e 6kg.
TEMPERAMENTO: alerta, inteligente, destemido e amigável.
AGRESSIVIDADE: 7,7% atacam estranhos;
3,8%, os donos;
21,8%, outros cães.
DETALHE: terceiro na lista de ataque a cães.
4º Akita
PORTE: cerca de 65cm e entre 35kg e 40kg.
TEMPERAMENTO: decidido e reservado, mas domina outros cães.
AGRESSIVIDADE: 3% atacam estranhos;
1%, os donos;
29,3%, outros cães.
DETALHE: é o cão que mais ataca outros animais.
5º Pastor australiano
PORTE: de46cm a 58cm e entre 18kg e 30kg.
TEMPERAMENTO: corajoso, leal e afetuoso.
AGRESSIVIDADE: 6,2% atacam estranhos;
0,6%, os donos;
14,7% outros cães.
DETALHE: ataca dez vezes mais estranhos do que os donos.
6° Pit Bull
PORTE: de 46cm a 56 cm e entre 16kg e 25kg.
TEMPERAMENTO: resistente, autoconfiante e alegre.
AGRESSIVIDADE: 6,8% atacam estranhos;
2,3%, os donos;
22%, outros cães.
DETALHE: é a segunda raça mais agressiva com outros cães.
Fonte: Pesquisa "Breed differences in canine agression" (As diferenças de raça na agressão canina), do Centro de Interação Animal & Sociedade da Escola de Medicina Veterinária da Universidade da Pensilvânia.

carlos de portugal disse...

Fantástico amigo e é bem verdade, eu também tenho um American staf e posso afirmar , que primeiro é preciso educar os donos, porque se é pra ter um pit e depois deixar o dia todo no hardim3 sem orientação entao3 sim prendam os donos é os cães...mas comecem a aducar os donos para dar amor e estabilidade