quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

São Luiz do Paraitinga

Não estou interessado em escrever sobre a necessidade de se enviar auxílio a São Luiz do Paraitinga. Há gente com muito mais audiência do que eu, como Denis Gavazzi, da ESPN-Brasil, que divulgou uma enorme lista de locais que as pessoas podem procurar para esse fim (veja aqui, no post Vamos ajudar São Luiz do Paraitinga).

Também não quero enveredar pelas lamúrias políticas, a culpar governos e partidos, estes ou aqueles, que ao longo do tempo deixaram (e deixaram) de tomar as medidas necessárias, de saneamento básico etc, ou de lutar, exigir que fossem adotadas, para pelo menos minimizar a ferocidade da natureza sábia e vingativa.

O que quero é apenas manifestar a tristeza e a solidariedade pelo sofrimento daquele povo benfazejo. Tristeza pela preciosa vida que brilhava naquela cidade, pelas cores, pela Igreja Matriz São Luis de Tolosa (acima), que não existe mais, pela capela Nossa senhora das Mercês, pelas noites na grande praça onde os meninos jogavam futebol enquanto os adultos tomavam cerveja, como vimos em janeiro de 2008, logo após o Réveillon, a praça ainda enfeitada com as luzes de Natal. Pela História.

Mas também, quem sabe, como ensinam os chineses ancestrais, da destruição possa vir o ressurgimento. E que assim as peredes sejam novamente pintadas. Que a loja da Carminha, o Bar Familiar, a Padaria Nossa Senhora Aparecida, a Drogaria Oswaldo Cruz (neste mundo de Drogasis), entre tantos estabelecimentos que, como São Luiz do Paraitinga, pareciam desafiar o século XXI, insistindo em sobreviver, voltem a nos receber.

Que o casal de bonecos João Paulino e Maria Angu continuem seu folclore. Que a hospitalidade da cidade vença a tristeza. Que a virgem grávida da capela das Mercês tenha sido (ou seja) encontrada.

Atualizado às 18h24

2 comentários:

Emerson Lopes da Silva disse...

Oi Edu, vc sempre com os dedos precisos, certeiros e, no caso deste post sobre S. L. do Paraitinga, com emoção na medida certa. Parabéns. Seu eterno foca Emerson

Roberto disse...

Cara, muito bacana este artigo sobre São Luiz do Paraitinga, linda São Luiz! Estive lá algumas vezes e acredito muito na reconstrução, principalmente por considerar as pessoas de lá seu maior patrimônio. Valeu!