A vitória do Santos sobre o São Paulo por 3 a 2 neste domingo foi justa e lógica. Com gol da vitória de um zagueiro nos estertores da peleja. Mais difícil do que esperavam santistas mais empolgados. Como aconteceu na vitória do Peixe sobre o Corinthians (2 a 1) e na derrota para o Palmeiras (4 a 3), o time da Vila deixou o adversário reagir.
Na semifinal com o São Paulo, as dificuldades do time da Vila decorreram muito por méritos do time do Morumbi.
Foi um grande jogo e os dois protagonistas estiveram à altura das tradições. Ricardo Gomes e seus comandados fizeram o possível. O São Paulo jogou com dez jogadores durante boa parte do jogo. No início do primeiro tempo (até o tomar o gol) e em boa parte do segundo teve mais posse de bola e dominou o meio-campo, mesmo sem Marlos a partir dos 32min da primeira etapa.
Assim, e com raça, o São Paulo chegou ao empate aos 22min do segundo tempo, depois de ter 2 a 0 contra. Mas precisando ganhar (e portanto tendo de jogar aberto) contra o time de Neymar e Robinho, sem esquecer de André mais enfiado, e com o apoio de Ganso e Marquinhos, e Léo pela esquerda... Fica difícil para qualquer time evitar a derrota, convenhamos.
O Santos jogou com o regulamento debaixo do braço, levou uma pressão federal, mas calculada, confiou no poder de seu ataque e foi premiado com um gol do zagueiro Durval. O impressionante do atual time do Santos é que o golpe mortal é imprevisível. Contra o São Paulo, por exemplo, Neymar, Robinho, Ganso e André tiveram atuações apagadas. Mas o desgaste físico e mental para marcar esse quarteto é enorme e uma hora ou outra os espaços aparecem. E aí não tem defesa.
O São Paulo de Ricardo Gomes jogou com elegância, duro, mas na bola. O cartão vermelho do são-paulino Marlos (conseqüência do segundo amarelo) foi rigoroso, mas o juiz manteve o critério que ele mesmo mostrou desde o início ao dar um cartão injusto para Neymar em falta sobre Dagoberto. Discordo desse critério do limitado árbitro Marcelo Rogério, mas pelo menos ele usou a mesma medida para os dois times.
O São Paulo perdeu seu quinto clássico seguido na temporada: para Portuguesa (3 a 1), Palmeiras (2 a 0), Corinthians (4 a 3) e Santos duas vezes (2 a 1 na fase de classificação e 3 a 2 na semifinal). É uma sequência no mínimo desconfortável.
Vale registrar: o jogo do Morumbi, mando do São Paulo, em que o Santos praticamente sacramentou sua ida à final do Campeonato Paulista tinha 35 mil pessoas. Em Santos 2 x 1 Rio Claro, no domingo de carnaval, 32 mil santistas empurraram o Peixe à vitória no Pacaembu.
São Paulo 2 x 3 Santos
São Paulo: Rogério Ceni; Jean, Alex Silva, Miranda e Junior Cesar; Rodrigo Souto, Hernanes, Jorge Wagner (Fernandinho) e Marlos; Dagoberto (Marcelinho Paraíba) e Washington (Cicinho)
Técnico: Ricardo Gomes
Santos: Felipe; Wesley, Edu Dracena, Durval e Leo; Arouca, Marquinhos (Zé Eduardo) e Paulo Henrique Ganso; Robinho, Neymar (Madson) e André (Pará)
Técnico: Dorival Júnior
Árbitro: Marcelo Rogério
Auxiliares: Vicente Romano Neto e David Botelho Barbosa
Público: 35.695
Renda: R$ 1.578,325,25
Gols: Junior Cesar (contra, para o Santos), aos 25min, André (S) aos 40min do primeiro tempo; Hernanes (SP), aos 8min, Dagoberto (SP), aos 22min, Durval (S), aos 45min do segundo tempo
PS: Grêmio Prudente 1 x 2 Santo André
O Santo André ganhou de 2 a 1 do Grêmio Prudente no Prudentão. Quer dizer, Santos x Santo André deve ser a final do Paulistão 2010. A tabela da volta do mata-mata paulista é:
18 de abril de 2010
Jogos de volta
Santos x São Paulo – 16h – Vila Belmiro (transmissão: TV Globo, Band e Sport TV)
Santo André x Grêmio Prudente – 18h30 – Bruno José Daniel (Sportv)
Atualizado às 22h33
É, Maretti. Foi foda, mas vencemos. Meu pessimismo convencional me impede de dizer que já estamos na final, mas as coisas caminham muito pra isso.
ResponderExcluirPara o Brasileirão (que começa logo após o final do Paulista, não haverá muito tempo pra pensar), precisamos de um lateral-direito, urgente. Senti muita falta disso hoje.
como o palestra tá fora mesmo to vendo de camarote e eh legal pra caramba. concordo com o post que o santos "levou uma pressão federal, mas calculada". mas numa hora dessa o calculo da errado e a casa cai...
ResponderExcluirbom jogo, decidido no detalhe do gol nos últimos minutos, o São paulo se faz mais uma vez freguês. Parabéns a vcs, santistas. O título paulista está próximo.
ResponderExcluirolhe, as "pérninha" dos meninos tremeram, sim, no começo;...no começo. Tanto que o Neymar fez uma falta desnecessária, que o juíz, sei lá querendo o quê, deu cartão amarelo e a partir daí teve que se ater ao critério.
ResponderExcluirMas olhe, tem muita gente que diz a frase: "é isso o que separa os homens dos meninos" e eu acho que quem separa muito: "não é uma coisa nem outra, muito menos as duas juntas".
Pena que não vi no estádio mas o passe do Neymar pro André já teria valido o ingresso, pagaria de novo pra ver o Robinho roubando a(s) bola(s)-como sempre- armando o time e que resultou no gol contra (com o maior mérito do nosso Léo)!!! Daí tem a nossa estrelinha, que com "sabedoria" (do Dorival) entrou e foi decisivo, o Madson!
Como santista legítima ainda estou apreensiva, vamos ver, porque: "clássico é clássico e vice-versa" mas torcer pro Santos é um orgulho que nem todos podem ter!