Não vi o jogo. Ouvi no rádio, primeiro na CBN, mas o som estava muito ruim (muita interferência dos raios que caíam?) e então mudei para o Oscar Ulisses. Como no início, pelo rádio, não estava entendendo direito a escalação do Santos, liguei para meu amigo Glauco, do Futepoca, que me informou que o Santos tinha Arouca, Rodrigo Possebon, Elano e Róbson, além de Diogo e Neymar.
Não entendo Róbson nesse time. Nem Diogo. Como não entendi três volantes contra o poderoso Táchira, da Venezuela. Róbson era queridinho de Vanderlei Luxemburgo – ou estarei enganado? – quando Luxemburgo argumentava que Neymar era um “filé de borboleta” e por isso precisava crescer muito ainda para ser titular.
O Peixe do gênio Adilson Batista continua sendo um Santos desfigurado, medroso, sem padrão tático, sem cara, indeciso, um time que não sabe se defende ou se ataca, e não faz nem uma coisa nem outra. Depois das apresentações lamentáveis, o treinador dá entrevistas evasivas, pífias, que não dizem nada (procurem por aí, eu não tenho saco para ocupar espaço com a tolice recorrente do cara). Vocês hão de convir que, num time no qual um Elano e um Neymar não rendem rigorosamente nada, algo deve estar errado. E aí você ainda ouve o radialista comentar que “Neymar não está jogando nada”.
Se era para o clube brigar pelo Zé Eduardo e pelo Maikon Leite, por que esses atacantes não jogam? (ou entram em situações estranhas, como Zé Eduardo substituindo Danilo no jogo de hoje). Andrés Sanchez não demitiu Adilson Batista à toa. O técnico está muito longe de ter a estatura para treinar um time grande como o Santos e é muito ruim mesmo.
Além da covardia tática, Batista não sabe substituir, e quando substitui, dá azar. Tirou Possebon para pôr Adriano, que em poucos minutos errou duas bolas e fez pênalti. Possebon tinha um amarelo, então vamos lá: uma substituição preventiva, troca-se seis por meia dúzia e... bum!, pênalti e gol do Corinthians, 2 a 1. E depois, 3 a 1. Com olé e tudo. Veja os gols.
Versão corintiana
Um comentário antecipado (antes deste post, colocado no post abaixo*) do companheiro Felipe Cabañas mostra que os corintianos estavam ansiosos antes e, depois, mal se continham com a vitória inesperada, e inesperadamente fácil. Disse Felipe:
“Não vi o jogo. Ouvi no rádio os últimos 15 minutos, e um dos comentaristas da CBN disse: ‘Como o Corinthians melhorou depois que saíram Ronaldo e Roberto Carlos’.
“Pena que foi tarde para a Libertadores. Mas também acho que o Corinthians melhorou. Joga mais leve. E não vejo o Jucilei como uma peça tão fundamental. O Paulinho tem entrado muito bem. A peça fundamental que o Corinthians perdeu de verdade do ano passado pra cá foi o Elias.
“Sempre soube que esse time do Corinthians não era ruim e com alguns ajustes e reforços tende a melhorar. Ganhar do Santos hoje desta forma pra mim prova o potencial desse time. Sei que dois gols foram de bola parada, mas a vitória me parece pra lá de convincente, embora eu não tenha visto o jogo.”
Corinthians 3 x 1 Santos
(Pacaembu, 20/02/2011 – Campeonato Paulista):
Santos: Rafael; Danilo (Zé Eduardo),Edu Dracena, Durval e Léo; Arouca, Rodrigo Possebon (Adriano), Elano e Róbson (Maikon Leite); Diogo e Neymar.
Corinthians: Julio Cesar;Alessandro, Wallace, Leandro Castan e Fábio Santos;Ralf, Paulinho, Morais (Luiz Ramirez) e Jorge Henrique, Dentinho (Bruno César) e Liedson.
Gols: Fábio Santos (23min) e Elano (41 min do primeiro tempo); Fábio Santos (de pênalti, aos 16min) e Liédson (aos 41 do segundo tempo).
PS* - um comentário de Leandro também no post abaixo dizia: "Diante deste quadro, não tem como o favoritismo santista ser apenas 'ligeiro'. Vejo um favoritismo amplo, ainda que clássico seja clássico, e vice-versa".
É isso aí, galera. Vou tomar a saideira. Boa semana a todos.
*Atualizado às 23:37
Cara... eu fiquei mesmo muitíssimo feliz com essa vitória. É o Santos de Neymar e Elano. Realmente o Santos está jogando pouco para o potencial do time, muito por causa do Adilson Batista mesmo, mas o Corinthians há duas semanas perdeu pra um time obscuro da Colômbia e agora deu olé num dos favoritos da libertadores. O mundo do futebol é mesmo sem pé nem cabeça às vezes.
ResponderExcluirE continuo achando o Santos um dos favoritos à conquista da libertadores. Vai ser preciso superar algumas limitações do técnico, porque elas realmente existem, mas é totalmente viável. Com Neymar 100% e Ganso no time novamente, com a personalidade que eles mostraram na época do Dorival, acho que o alvi-negro praiano pode engrenar novamente.
Lembro aos santistas que o Adilson Batista fez ótima campanha na libertadores em 2009 com o Cruzeiro, só não ganhou porque são coisas que só os deuses do realvado explicam. Estava com a faca e o queijo na mão. Empatou na Argentina em 0 x 0 e só faltava uma vitória simples no Mineirão pra levantar a taça. Justamente naquela ocasião se depositou totalmente a responsabilidade do fracasso nas costas dele, por ter mexido mal no time.
Uma outra coisa que é possível é trocar o técnico no meio da libertadores... hehe... o Inter fez isso no ano passado com o Fossati e levantou a taça no final. Mistérios do relvado...
Não tinha como ser otimista sabendo que, não bastasse tudo que aconteceu nas últimas semanas, não estariam em campo Chicão e Jucilei, dois que, ao lado de Elias anularam por duas vezes os meninos do Santos no ano passado, e que já tinham anulado também outros nomes de peso como Conca, Thiago Ribeiro, Montillo, D´Alessandro, Lucas...
ResponderExcluirCom o time extremamente remendado e enfraquecido em relação a 2010 que o Corinthians colocou no Pacaembu ontem, inevitável que a visão corinthiana fosse pessimista.
Desta vez, bom que aqueles apenas “esforçados” finalmente se esforçaram para um time e um clássico desta envergadura, e bom para o Corinthians que os mistérios do relvado (sobretudo nos clássicos) se fizeram mais uma vez presentes.
O problema é que este elenco e este dublê de técnico seguirão exigindo que São Jorge desça muitas vezes mais de seu cavalo...
365 dias sem perder um clássico.
ResponderExcluir5 anos sem perder um clássico no Pacaembu.
Jogo de golaços... Liedson é o cara... eu cantei a bola... (pergunta pro Gabriel)...
O cara jogou mto na primeira passagem pelo Corinthians...
O Neymar jogou??? É que ele esqueceu de dar um chapéu de bola parada nos nossos zagueiros...
Ah! jogou sim.... tomou um do Ralf (q categoria do meu volante hein)
Jogo é jogo... Clássico é clássico... (dificil ganhar do corinthians hein...)
Felipe, sua sugestão de "trocar o técnico no meio da libertadores" é tão boa que parece a de um santista hehe.
ResponderExcluirE, veja, não sou só eu quem acha. Uma tradicional padaria de Santos, no Embaré, ponto de encontro de santistas, ostenta hoje uma faixa com os seguintes dizeres: “Muito faz quem não estorva!! Fora Adilson!!” (está aqui no link reduzido: http://bit.ly/einUcr).
O dono do estabelecimento disse à reportagem: "Deixar Zé Eduardo e Maykon Leite no banco não dá. Tem que parar de inventar."
Foi o que eu disse no post. E o sr.Carlos Eduardo Fernandes, dono da padaria, disse também: "Tem que parar de inventar", como eu tenho dito nos posts anteriores. Eu sou um gênio? Não, eu vejo o óbvio que toda a torcida vê, mas o professor Pardal não vê.
E, Leandro, foi a luta do seu pessimismo contra meu realismo. Eu tava vendo que ia dar Corinthians... Mas achava que poderia ser um jogo chato, tipo 0 a 0, indigno das tradições, porque Santos x Corinthians sempre fazem grandes jogos...
rapaz, que piaba tomou o santios, com esse técnico aí corre o risco de ficar pra traz na libertadores. O elenco pode salvar, mas é difícil sem um comandante respeitável. Esse A.B é fraquinho. Vamos considerar que o time do santos não levou muito a sério o clássico, com a cabeça no jogo de volta na libertadores. Ou levou? O Time do corinthians melhorou em função da queda na pré libertadores e a chegada do salvador Liedson, que joga bem, a saída dos cansados RC e Ronaldo. Realmente tá mais leve. Agora não teme a nada e pode ser campeão paulista.
ResponderExcluirDudu... o Sr não comentar meu post é foda!!! O Sr, é um fanfarrão!rssss
ResponderExcluirO que vc quer que eu comente, Luciano??? Neymar tomar chapéu do ... do... do ... Ralf???
ResponderExcluirSem comentários - hehe
Quem tem Ralf não precisa de Neynada.....
ResponderExcluirETERNO 7x1 - todos tentam mas só o Corinthinas é grande!