segunda-feira, 2 de agosto de 2010

"The Ghost Writer", de Polanski: um tributo a Hitchcock

The Ghost Writer, o recente thriller de Polanski, não ganhou o Urso de Ouro em Berlim à toa. De fato, é um “Polanski em grande forma”, como diz Emerson no blog Nos dias de Hoje.

Kim Cattrall e Ewan McGregor
O diretor do antológico O Bebê de Rosemary continua com seu estilo peculiar de fazer filmes. Quando você começa a se entediar achando que o filme virou clichê, ele destrói o clichê. Como Coppola, Polanski usa bem a máquina de Hollywood.

Dizem que The Ghost Writer irritou o establishment britânico. Se irritou, não foi sem razão: apoiado na linguagem hollywoodiana do cinema, o filme literalmente sugere que Tony Blair, o ex-primeiro-ministro britânico, é menos do que um agente da CIA. Tudo bem, ele é um produto da CIA. Mas, um mero laranja. O filme de Polanski é um tributo a Hitchcock, mas com ingredientes políticos.

Ewan McGregor (como "the ghost") e Pierce Brosnan (Adam Lang, o primeiro-ministro) são de novo o registro de Polanski como o brilhante diretor de atores que é. Na cena do avião em que o primeiro-ministro e seu ghost writer discutem, quase no fim do filme, Brosnan dá uma risada tão magnífica! A fraqueza do personagem revelada pela risada de Brosnan é algo que só se vê em personagens de grandes diretores. A bela loira Kim Cattrall, como Amelia Bly, assessora e protetora do chefe, divide com Olivia Williams (Ruth Lang, esposa) o posto de mulher fatal tão cara ao cinema noir. Quem será a malvada? Haverá malvada?

Uma observação: o título do filme é The Ghost Writer. Não tem nada a ver o título para exibição no Brasil, “O Escritor Fantasma”. Uma tradução literal burra. Todo mundo minimamente informado sabe o que é ghost writer.

Veja o trailer do filme
The Ghost Writer:

Um comentário:

Felipe Cabañas da Silva disse...

Outro dia peguei sem muitas pretensões um filme do Polanski do qual nunca tinha ouvido falar, "A Morte e a Donzela". Assisti todos os filmes mais famosos do Polanski, mas esse foi o que mais me tocou e entrou para meu "Top Ten"... hehe