tag:blogger.com,1999:blog-314652005371858497.post2429213628032490610..comments2024-03-03T21:46:07.070-03:00Comments on Fatos Etc.: O que é ser de esquerda? [1]Fernando Haddad, a política de trânsito e os 50 km por horaEduardo Marettihttp://www.blogger.com/profile/03322698134089143234noreply@blogger.comBlogger8125tag:blogger.com,1999:blog-314652005371858497.post-49293775151932920962016-03-24T23:59:00.153-03:002016-03-24T23:59:00.153-03:00(Ô, Jesuish, tem que ser em duas partes... Me perd...(Ô, Jesuish, tem que ser em duas partes... Me perdoem a extensão, eu sou assim mesmo! rs...)<br /><br />E, por fim, concordo integralmente que se leis rígidas fossem aplicadas, não haveria necessidade do limite de velocidade. Sou da seguinte opinião: pode beber o quanto quiser e pode andar na velocidade que quiser. Provocou acidente, se comprovada a culpa, cadeia. Canso de ver, aqui do lado de casa, pessoas passando o farol vermelho destinado à travessia de pedestres, um, dois, três, às vezes quatro carros seguidos, simplesmente porque o farol é só para pedestres. Essas pessoas deveriam simples e imediatamente perder suas habilitações. E se matarem um pedestre por passar um farol vermelho, 15 anos de cadeia.(Fica um monte de policiais e guardas de trânsito parados em frente a uma churrascaria a 10 metros do tal farol e não fazem absolutamente nada. Já reclamei com eles, e eles dizem que "sim, com certeza, você está certo".) Agora, uma vez que as cadeias estão cheias de pobretões que venderam uma droga, roubaram um treco no supermercado etc., onde vamos colocar os privilegiados assassinos sobre rodas? Enfim, colocar uma lei dessas também é complicado. Seria preciso reformar o sistema penitenciário. É tudo complicado, porque existe um setor do mundo que ainda pensa que, retendo recursos e fazendo a manutenção da legislação sempre a seu favor, vão ter uma vida melhor... Pobres, não sabem o que os espera do lado de lá.Gabriel M.noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-314652005371858497.post-77085571416835469772016-03-24T23:57:17.608-03:002016-03-24T23:57:17.608-03:00No fim do primeiro semestre de seu governo, Haddad...No fim do primeiro semestre de seu governo, Haddad tomou um prejuízo no caixa, especialmente no que diz respeito à verba que deveria ser destinada ao transporte, de mais de 4 bilhões com aquela piada dos 20 centavos, que hoje sabemos indubitavelmente ter sido o início de um processo golpista mais violento, quando interesses estrangeiros de instituições privadas fascistas deram a ordem para que a Rede Globo levasse milhares às ruas contra o aumento de 20 centavos no valor do transporte público. Há quem diga que o governador do Estado, "Aquele-de-quem-não-falamos" (como diria Night Shyamalan, no filme A Vila, para referir-se aos seres malignos), também tenha sofrido com o déficit de 20 centavos vezes milhões vezes vários dias, só que O-de-quem-não-falamos, com sua blindagem no comércio de água e outras "coisinhas" mais, conseguiu certamente reaver essa perda e ainda ficar com um tanto para ir às festas promíscuas de sua galera. Então, me parece essa maneira de arrecadar dinheiro com multas algo tergiversadamente necessário para um prefeito que não pode errar um centímetro em suas contas públicas. É como o time Socialistas versus o Capitalistas nas regras da Rede Globo, em que grandes empresas podem fazer investimentos, contratar craques etc., mas quando as empresas investem nos Socialistas, porque senão não há adversário, é crime, de modo que o time de interesse estará sempre melhor de recursos e se dirá "tá vendo, são os melhores". Então entendo que Haddad tem uma condição muito desigual para governar e realizar as requeridas políticas públicas para corresponder a seus reais eleitores, especialmente nesses tempos de golpismo escancarado. Isso não quer dizer que deva faltar com o planejamento. Não estou justificando as evidentes faltas do governo Haddad, mas há que se considerar os diferentes ambientes em que ele e Marta governaram. Essa coisa da frota de ônibus, por exemplo, é uma das coisas que a época em que Haddad governa dificulta muito.<br />Penso que governar é algo muito complexo e que por muitas vezes foge ao nosso alcance ver, no âmbito do cotidiano ordinário, os vários entraves, além da própria inteligência do governante, que se põem arbitrariamente. Como podemos entender que Marta, uma ressentida que agora tornou-se deliberadamente uma golpista, fez um governo melhor que o de Haddad. Concordo, em parte, que em nosso louco e maldoso sistema, seja fundamental que um governante progressista, quando pega um governo, não o perca, e Marta errou nisso: fez uma excelente gestão, talvez a melhor da história de São Paulo, mas depois deixou o governo para os mesmos de sempre. Se Haddad se reeleger e depois disso eleger outro governo progressista, petista ou não, então creio que Haddad terá, com todos os seus equívocos, conseguido algo a mais. A ver. Quem sabe numa segunda gestão, faço melhor governo...<br />Concordo também com a perspectiva de "ser de esquerda" levantada: devemos exigir que um governo de esquerda seja mais como o de Marta que como o de Haddad. E sei que o Edu não só preza como trabalha para que não haja uma defasagem da popularidade de um governo como o de Haddad para, por fim, acabar emplacando alguém pior. Todavia, acho que é de se considerar que há tempos precisamos dar um jeito nesse maldito reacionarismo paulista e paulistano e, a meu ver, vale um pouco a pena puxar um certo setor dessa gente para o lado haddadista, que invariavelmente puxará uma parte dessa parte para o lado petista, no sentido de progressista. Política...<br />Gabriel M.noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-314652005371858497.post-24866817934621248802015-09-06T20:29:15.072-03:002015-09-06T20:29:15.072-03:00Carmem tocou num ponto interessante: "O preju...Carmem tocou num ponto interessante: "O prejuízo financeiro que causa um acidente de moto é certamente, a meu ver, maior que o do fumo, se não mata geralmente causa sequelas..."<br /><br />A observação é comprovada por números, segundo os quais "Acidentes com moto respondem por quase 70% das indenizações do Dpvat" -- neste link:<br />http://www.ebc.com.br/noticias/brasil/2013/02/acidentes-com-moto-respondem-por-cerca-de-70-das-indenizacoes-do-dpvat<br /><br />Outra coisa que quero acrescentar é um fato triste que apenas ilustra o que eu disse no post: que é muito comum os ciclistas desrespeitarem as regras de trânsito. Uma menina e modelo de 25 anos, ciclista, morreu esses dias na Faria Lima. Segundo testemunhas, ela desrespeitou o farol vermelho: <br />http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2015/09/morre-modelo-gaucha-que-sofreu-acidente-com-bicicleta-em-sp.html<br /><br />Ou seja, não existe o mal e o bem. Existe uma imensa metrópole, políticas públicas bem ou mal executadas e cidadãos, milhões de cidadãos conscientes ou não de seu papel, de seus direitos e seus deveres. Mas a gestão Haddad, desculpem-me, está devendo. <br />Eduardo Marettihttps://www.blogger.com/profile/03322698134089143234noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-314652005371858497.post-57692413729674046902015-09-06T15:45:38.637-03:002015-09-06T15:45:38.637-03:00Carminha, sempre vale a pena esperar seus comentár...Carminha, sempre vale a pena esperar seus comentários. A espera é árdua, mas vale cada segundo. O que atrabalha e inviabiliza a boa convivência é essa mania separatista: os que não são motoqueiros criticam os motoqueiros, os que não são fumantes criticam os fumantes, etc. E assim, ficamos divididos em classes. Embora numa primeira análise eu pareça muito crítica sobre todas as coisas, tenho uma tendência natural a uma boa convivência com todas as “classes”. Em certa ocasião meu carro resolveu empacar na marginal Pinheiros feito uma mula teimosa, e o primeiro a me oferecer ajuda foi um motoqueiro, noutra, o mesmo carro quebrou na Av. Interlagos, e a pessoa que me ofereceu préstimos foi uma pedestre! Assim, procuro ser solidária com as pessoas independentemente que estejam montadas numa motocicleta, bike, jegue, refesteladas no banco de seus confortáveis automóveis, ou simplesmente apoiadas sobre os pés, e particularmente quanto aos motoqueiros, quando estes fazem algum gesto de desagravo, o que é bastante corriqueiro, eu simplesmente ignoro e lamento o gesto inútil, mas não deixo que se perca a simpatia natural que lhes tenho. Se generalizarmos, não teremos ninguém em boa conta.Tania Limanoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-314652005371858497.post-3793268625998336142015-09-05T19:07:43.725-03:002015-09-05T19:07:43.725-03:00Confesso que estava até com medo de ler o texto do...Confesso que estava até com medo de ler o texto do Edu e discordar muito, surpreendentemente concordo. Discordo é do Anônimo que adjetiva os argumentos como superficiais e individualistas sem colocar seus contrapontos, mesmo que anonimamente.<br />Eu não dirijo, sou usuária do transporte público, a favor de ciclovias, da redução da velocidade, e sou fumante. Indo pela questão da linguagem concordo plenamente com o Edu, não pode um secretário chamar o usuário de carros de burros assim como fez o FHC quando chamou os aposentados de vagabundos e outras barbaridades, qual é a diferença na postura? Nenhuma. A democracia pressupõe o diálogo que facilitaria, e muito, a aceitação das medidas implantadas.<br /> Mas, como já disse a minha amiga Tania Lima, o governante foi eleito pra governar e é isso que esperamos dele, então, o Haddad foi eleito e sua plataforma continha a implantação de 'tantos' quilômetros de ciclovias e está cumprindo. A diminuição da velocidade é bem vinda, agora convenhamos, 50 e 60 km na local e na expressa, respectivamente, acho um pouco exagerado e, principalmente, a falta de fiscalização é o que mais me pega, não a dos radares e sim a fiscalização efetiva como, por exemplo, a das motos que são proibidas de circular nas vias expressas das marginais mas que circulam 'normalmente' causando a maior parte dos acidentes. Aqui também entra a qualidade das nossas vias. Entendo perfeitamente que não é culpa do atual governo, que há muito, nossos 'queridos' mandatários usam a grana 'destinada' ao asfaltamento, subtraindo dele em qualidade, somando para suas reeleições e nós 'pagamos o pato', duas ou muitas mais vezes.<br />Bom, já me estendi muito mas ainda quero dizer duas ou três coisinhas. Uma é que eu acho que toda a verba destinada à publicidade dos governos deveria ser direcionada ao diálogo com a sociedade, explicando e mostrando as atitudes tomadas. Outras duas são dois exemplinhos de como são as cabeças das pessoas, incluindo a minha: <br />Uma pessoa querida mas de direita certa vez reclamou que o Haddad estava fazendo um corredor, na zona norte, com aquele método, acho que de concretagem, não sei explicar tecnicamente, mas que é muito mais durável e resistente. Disse que achava um exagero, que não era necessário, afinal era pra ônibus!!!<br />Certa vez (hehe) eu estava em um bar, em outra mesa estavam alguns motoqueir@s. Me levantei pra fumar e ouvi os murmúrios, dos tais motoqueir@s, sobre as despesas públicas que meu ato causa nos serviços de saúde. É verdade, eles têm razão mas não olham pro próprio umbigo. O prejuízo financeiro que causa um acidente de moto é certamente, a meu ver, maior que o do fumo, se não mata geralmente causa sequelas em pessoas jovens em quem a sociedade investiu, que estariam no auge da contrapartida social do trabalho. <br />E assim caminha a humanidade, cada um com as suas questões!?carmemnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-314652005371858497.post-51334933078938586342015-09-04T09:50:16.310-03:002015-09-04T09:50:16.310-03:00Edu, seu texto está prefeito, ops! perfeito. O imp...Edu, seu texto está prefeito, ops! perfeito. O importante mesmo é não perder a coragem de discordar e se expor de maneira declarada e não anônima.Tania Limanoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-314652005371858497.post-39313569141617046712015-09-03T16:26:37.686-03:002015-09-03T16:26:37.686-03:00Obrigado pelo comentário, Anônimo.Obrigado pelo comentário, Anônimo.Eduardo Marettihttps://www.blogger.com/profile/03322698134089143234noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-314652005371858497.post-52322424120073977032015-09-03T15:10:34.205-03:002015-09-03T15:10:34.205-03:00Legal sua definição: "quem se situa no espect...Legal sua definição: "quem se situa no espectro da esquerda necessariamente se identifica com a defesa de princípios universais tais como humanismo (...) prevalência dos direitos coletivos sobre os individuais (blah, blah)". Mas depois disso todas as suas justificativas para ser contra as medidas do Haddad são construídas sobre seu próprio viés pessoal, com argumentos superficiais e individualistas.Anonymousnoreply@blogger.com