sábado, 26 de março de 2011

"A melhor volta da história"

O texto abaixo, com o respectivo link, foi publicado como comentário no post Ayrton Senna - Interlagos, 1991. Mas acho que deve ser elevado da categoria de comentário para post propriamente dito.

Por Felipe Cabañas da Silva

Épico, de fato. Tem uma coleção de corridas épicas, como em Donington Park em 1993, em que Senna pulou de 4° a 1° na primeira volta debaixo de chuva, a volta que ficou conhecida como "a melhor volta da história" (a narração também é do Galvão Bueno, infelizmente).

 

Pois é. O Senna é um dos meus ídolos de infância. Domingos inesquecíveis assistindo corrida com meu pai. Quando ele morreu eu tinha 11 anos, e não me envergonho de ter chorado. O ufanismo bobal do Galvão Bueno não invalida o mito. Embora todo mito tenha seu lado perverso, que se relaciona ao processo de mitificação, e não ao sujeito mitificado, continuo achando que o Senna merece respeito.

E perto de um monstro genial capaz de acabar a corrida com cãibra no corpo todo, dizendo que "não sobrou nada", a Fórmula 1 de hoje é brincadeira de playstation. Também não perco meu tempo. Cada vez mais sem graça. Por mais que que o Bernie Ecclestone invente, por mais que todo ano se invente um monte de regras para tornar a corrida "mais emocionante", já virou protocolo. E nesse caso, por mais que o Piquet seja um babaca, ele está certo quando diz que o sujeito que senta na frente da televisão pra ver uma corrida de automóveis quer ver o circo pegar fogo (leia-se em sentido próprio e figurado), e não uma procissão de comadres guiadas por controle remoto trocando de posição nos boxes. Enfim, bem mais divertido ver uma pelada qualquer, mesmo que seja Ibis x Bangu.

10 comentários:

Felipe Cabañas da Silva disse...

Opa, valeu Edu. E viva o Senna!

João disse...

nem me fale do senna. soh de ver essas cenas ja fico com os zóio molhados...

Luciano disse...

Meu... Ayrton Senna é uma lenda.

O único esportista do mundo a tirar uma lagrima de quem aqui digita... lagrimas triste e lagrimas felizes

Quem não se lembra do GP de São Paulo de 1991 ... Interlagos sempre imprevisivel...metereologistas alucinados... só com a primeira e a sexta marcha... o Patresi voando atras...

A vitória de 1993 em São Paulo... a galera invade a pista... incrivel!!!!!

link do video:
http://www.youtube.com/watch?v=eyWyzpQMdig&feature=related

Ps.: Felipe, o Galvão narra mto bem F1... o reginaldo tbm eh mto bom.

alexandre disse...

Entrando no you tube dá pra ver as inúmeras manobras desse carinha, duelos como no japão, 1990, com Prost, outro à altura do Senna. GP de Mônaco com Mansel. É interessante acompanhar esse vídeo desde o começo. É uma coisa progressiva, . O Mansel vai no pega e alcançando Senna a cada segundo e Senna segurando, pque acho que A Wiliams tinha mais motor que a Mclaren . Uma das corridas que mais me marcou. Viva a f1 dos grandes que eram. Abraços.
http://www.youtube.com/watch?v=-O8yn5gb25c

Eduardo Maretti disse...

Muito legais os dois vídeos, postados pelo Luciano e Alexandre. Mas, Felipe, reconheça que o Galvão narrando é melhor do que o japonês! - hehehe.

abraços a todos

Felipe Cabañas da Silva disse...

hehehe... de fato... e ele também narra melhor corrida do que narra futebol. Futebol não dá. Quando é gol contra o Brasil aquela narração desanimada ridícula me dá vontade de vomitar. O Cléber Machado não faz essas patifarias...

Paulo M disse...

Muito bons os dois posts sobre Senna e os links. Fiquei até nervoso nesse link de Mônaco, da disputa pela posição com Mansell (sempre um chato rs). Deve ser raro quem nunca sequer molhou os olhos vendo Arton Senna viver e morrer. É um dos meus paradigmas de amor pela vitória.

Luciano disse...

Edu...

Sabia q os japoneses são grandes admiradores do Senna?

Não é a toa... Senna consagrou a Honda.didabr

Edu Maretti disse...

É verdade, Luciano, o Senna é ídolo dos japoneses...

Eduardo Maretti disse...


Thank you so much! I'm trying!